Ao contrário dos dias de hoje, em que carros e casas são usados para mostrar a riqueza das pessoas, antigamente o abacaxi e o aipo eram considerados produtos de luxo.
Um monte de panquecas carregadas com calda, um café com leite espumoso pousado ao lado de um MacBook branco, uma pizza cheia de queijo. O Instagram tornou comum o “food porn” – imagens que retratam os alimentos de maneira apetitosa ou esteticamente atraente. Agora, a comida é o assunto mais fotografado da plataforma, e #food, #foodporn, #instafood e #yummy estão entre as hashtags mais populares.
Uma investigação de 2017 constatou que 69% dos millennials publica regularmente fotos das suas comidas ou bebidas nas redes sociais. Em muitas dessas imagens, a comida é usada como suporte, além de outros itens, como bolsas, jóias e sapatilhas, a fim de exibir um estilo de vida e uma identidade específicos.
Isto não é propriamente novidade. As pessoas sempre encontraram maneiras de usar os alimentos para mostrarem os seus gostos, desejos e status. No Reino Unido, dois exemplos principais disso são o abacaxi e o aipo.
A coroa do abacaxi
O abacaxi sempre foi associado a prestígio e luxo devido à sua aparência exótica. Apareceu pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1668, ganhando notoriedade quando Carlos II o usou como parte de uma oportunidade de relações públicas.
Na altura, Inglaterra e França estavam envolvidas num acalorado debate sobre os direitos à ilha de São Cristóvão. Quando o embaixador francês visitou Carlos II para discutir os assuntos, o rei ordenou que um abacaxi fosse importado de Barbados e colocou-o no topo de uma pirâmide de frutas no jantar. Durante a refeição, cortou-o e o comeu-o. Ao fazer isto, Carlos II afirmou o alcance do poder global da Inglaterra.
Então, os primeiros abacaxis começaram a ser cultivados na Grã-Bretanha. Os esforços necessários para produzir significavam que, no momento em que uma fruta florescia, ela era avaliada em 60 libras (cerca de 5.000 libras nos dias de hoje).
Preocupados com o facto de que comer estas frutas de alto valor era um desperdício, os proprietários optaram por exibir abacaxis como ornamentos na hora do jantar, passando-os de festa em festa até apodrecerem.
Em resposta, as empresas de cerâmica começaram a fabricar pedestais de abacaxi. Estes permitiam que o abacaxi fosse encaixado num buraco central, com fatias de outras frutas colocadas na borda para servir aos convidados. Muitos quadros de natureza morta também foram encomendadas por proprietários interessados em exibir os seus abacaxis. Lojas de aluguer de abacaxis surgiram em todo o país para quem não podia cultivá-los e as pessoas começaram a carregar abacaxis debaixo do braço como sinal de status.
O abacaxi perdeu o seu prestígio social a meio da era vitoriana, quando navios a vapor começaram a importá-los regularmente das colónias. Isto diminuiu significativamente o preço e abriu o consumo para as classes trabalhadoras. Inevitavelmente, as classes altas procuraram um novo alimento para se diferenciar das “massas”. A resposta? Aipo.
Um luxo dispendioso
O aipo foi cultivado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1800, nas zonas húmidas de East Anglia. A sua produção era extremamente intensiva em mão-de-obra, pois as trincheiras tinham que ser construídas para cultivá-lo e precisava de ser desenterrado regularmente para preservar a brancura do seu caule.
Estas dificuldades significavam que o aipo era um vegetal raro e caro na Grã-Bretanha vitoriana, custando cerca de 33 xelins (aproximadamente 180 libras).
Tal como o abacaxi, as classes altas hesitavam em consumir aipo, dada a despesa envolvida no seu cultivo. Como resultado, os fabricantes mais espertos começaram a produzir “vasos de aipo” – tigelas altas de vidro em forma de tulipa, colocadas em cima de um pedestal, em que o vegetal era exibido. As classes mais altas começaram também a encomendar naturezas mortas dos seus bouquets de aipo.
No final da década de 1880, o preço do aipo começou a diminuir à medida que as variedades mais fáceis de cultivar se desenvolveram. Como resultado, o aipo começou a ser comido em vez de apenas apreciado.
Na viragem do século XX, o aipo estava presente nos menus da maioria dos hotéis e restaurantes da Grã-Bretanha. Também se destacou como o principal ingrediente das receitas nos livros de culinária. O aipo foi ainda servido em cabines de primeira classe no Titanic.
Como o abacaxi, o aipo também se tornou num alvo para ladrões. Jornais locais relatavam regularmente histórias de homens condenados a dois meses de trabalho duro por roubar este vegetal.
À medida que os métodos de cultivo melhoravam, o aipo tornava-se um item de todos, obrigando as classes altas a procurar mais uma vez um novo luxo nos alimentos. Hoje, o aipo é quase universalmente desprezado.
ZAP // The Conversation
Antigamente, aipo e abacaxi eram sinais de riqueza, pois parece que carros não havia, ou será que havia? Mais uma pérola do jornalixo do Zap.
Ó ‘chefe’. Você sabe ler (pelo menos)?
Lê-se…….”Ao contrario dos dias de hoje”….Sr.Sousa !………Em que estes dois produtos, Aipo e Abacaxi tornaram-se comuns.