ANACOM quer contratos com versão simplificada

European Parliament / Flickr

-

A ANACOM quer criar uma ficha de informação simplificada, com uma terminologia comum e linguagem mais simples, que deverá ser obrigatoriamente entregue ao consumidor antes da celebração ou alteração de um contrato dos operadores de telecomunicações.

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) vai ouvir o mercado através de uma consulta pública que decorrerá até 30 de abril, antes de avançar com um projeto de decisão.

O objetivo da criação desta ficha é reforçar a defesa dos interesses dos consumidores, exigindo mais transparência aos operadores na informação disponibilizada nos contratos e nas condições das ofertas de telecomunicações, para que possam ser feitas as escolhas mais adequadas de produtos e serviços.

A ficha de informação simplificada, à semelhança do que já acontece no setor bancário, deverá ser obrigatoriamente entregue ao consumidor antes da celebração ou da alteração de um contrato, consistindo num formulário definido previamente com informação “simples e normalizada” relativamente aos elementos essenciais da oferta de serviços de telecomunicações, explica o regulador.

A ANACOM exige ainda a harmonização da informação a disponibilizar nos contratos e “uma terminologia comum e uma linguagem mais simples” na ficha de informação simplificada para facilitar a compreensão pelos consumidores.

Para tal, acrescenta, o regulador terá de rever as deliberações sobre os contratos e as condições da oferta e criar a ficha de informação simplificada, sendo os períodos de fidelização, a velocidade do acesso à Internet, as alterações dos contratos e as ofertas anunciadas como ilimitadas as questões mais relevantes.

O regulador lembra ainda que adotou recentemente um sentido provável de decisão que visa restringir as situações em que os operadores podem anunciar as ofertas como sendo de tráfego ilimitado ou com chamadas telefónicas e SMS ilimitados.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ANACOM quer contratos com versão simplificada, tudo bem.
    Significado do meu comentário neste assunto:
    Adquiri uns dias atrás à MEO (tlf/net) tudo bem ate ao ponto onde verifiquei que pago 11€ de aluguer de linha e a PT tem o poste de suporte á linha no meu terreno e ainda usa esse poste de suporte para servir outro vizinho.
    Ora se a PT paga á camara (nós consumidores pagamos) a taxa de passagem porque raio do diabo tenho eu de pagar um aluguer e a PT que é uma empresa privada nada me paga a mim?
    Será que está na hora de ir saber os meus direitos ou só os grandes é que se safam neste pobre Portugal?
    O governo vendeu a PT mas não pode vender os meus terrenos, nem vai mencionar que é ou tem utilidade pública, friso isto pois sei que em Portugal tudo serve para se ser alimentado à custa de quem trabalha.

RESPONDER

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …