ANACOM quer contratos com versão simplificada

European Parliament / Flickr

-

A ANACOM quer criar uma ficha de informação simplificada, com uma terminologia comum e linguagem mais simples, que deverá ser obrigatoriamente entregue ao consumidor antes da celebração ou alteração de um contrato dos operadores de telecomunicações.

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) vai ouvir o mercado através de uma consulta pública que decorrerá até 30 de abril, antes de avançar com um projeto de decisão.

O objetivo da criação desta ficha é reforçar a defesa dos interesses dos consumidores, exigindo mais transparência aos operadores na informação disponibilizada nos contratos e nas condições das ofertas de telecomunicações, para que possam ser feitas as escolhas mais adequadas de produtos e serviços.

A ficha de informação simplificada, à semelhança do que já acontece no setor bancário, deverá ser obrigatoriamente entregue ao consumidor antes da celebração ou da alteração de um contrato, consistindo num formulário definido previamente com informação “simples e normalizada” relativamente aos elementos essenciais da oferta de serviços de telecomunicações, explica o regulador.

A ANACOM exige ainda a harmonização da informação a disponibilizar nos contratos e “uma terminologia comum e uma linguagem mais simples” na ficha de informação simplificada para facilitar a compreensão pelos consumidores.

Para tal, acrescenta, o regulador terá de rever as deliberações sobre os contratos e as condições da oferta e criar a ficha de informação simplificada, sendo os períodos de fidelização, a velocidade do acesso à Internet, as alterações dos contratos e as ofertas anunciadas como ilimitadas as questões mais relevantes.

O regulador lembra ainda que adotou recentemente um sentido provável de decisão que visa restringir as situações em que os operadores podem anunciar as ofertas como sendo de tráfego ilimitado ou com chamadas telefónicas e SMS ilimitados.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ANACOM quer contratos com versão simplificada, tudo bem.
    Significado do meu comentário neste assunto:
    Adquiri uns dias atrás à MEO (tlf/net) tudo bem ate ao ponto onde verifiquei que pago 11€ de aluguer de linha e a PT tem o poste de suporte á linha no meu terreno e ainda usa esse poste de suporte para servir outro vizinho.
    Ora se a PT paga á camara (nós consumidores pagamos) a taxa de passagem porque raio do diabo tenho eu de pagar um aluguer e a PT que é uma empresa privada nada me paga a mim?
    Será que está na hora de ir saber os meus direitos ou só os grandes é que se safam neste pobre Portugal?
    O governo vendeu a PT mas não pode vender os meus terrenos, nem vai mencionar que é ou tem utilidade pública, friso isto pois sei que em Portugal tudo serve para se ser alimentado à custa de quem trabalha.

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …