/

ANAC investiga denúncias de Rui Pinto sobre jatos de oligarcas russos com matrícula portuguesa

3

Rui Pinto tem feito denúncias sobre rotas feitas por jatos executivos de oligarcas russos com matrícula portuguesa. A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) já está a investigar.

O Expresso avança, esta quinta-feira, que a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) está a investigar as denúncias feitas por Rui Pinto sobre rotas realizadas por jatos executivos de oligarcas russos com matrícula portuguesa.

Na passada segunda-feira, no Twitter, o hacker português denunciou que o russo Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem ​​Integrated Chemicals Company e um dos oligarcas alvo de sanções da União Europeia (UE) devido à invasão das tropas russas na Ucrânia, tem dois aviões privados ao seu dispor.

Um deles tem matrícula portuguesa.

A ANAC confirmou ao Expresso que a aeronave Bombardier Challenger 650 se encontra inserida no Registo Aeronáutico Nacional (RAN), e que a empresa Halcyon Limited, das ilhas Bermudas, é a proprietária.

O falta apurar é se o contrato de fretamento foi concluído antes ou depois de 28 de fevereiro, data em que a União Europeia proibiu os aviões russos, inclusive os jatos dos oligarcas, de aterrar, descolar ou sobrevoar a UE.

“A ANAC está a analisar as situações pertinentes, incluindo as que vieram a público, veiculadas pelos órgãos de comunicação social, tendo em conta o enquadramento definido na legislação da União Europeia e demais legislação que aplica as sanções, em coordenação com as demais entidades competentes”, referiu a autoridade.

Este não é o primeiro alerta de Rui Pinto. O informático já tinha denunciado os casos dos oligarcas russos Alexander Mikheev e Alexander Shcherbinin, que também voaram numa aeronave de matrícula portuguesa

No entanto, o contrato de fretamento terá sido celebrado a 25 de fevereiro, antes de as sanções contra a Rússia terem entrado em vigor.

ZAP //

3 Comments

  1. Podem também, aqui em Portugal porque nós, ou antes os nossos governantes acharam que era óptimo para o país conceder-lhes os tais “vistos gold”!!!

    • Nunca deves ter ido a Londres onde “meia” cidade é propriedade de titulares de vistos Gold!…
      Não que eu concorde, mas Portugal até foi dos últimos países europeus a criar os vistos Gold (no tempo do Passos, em que se vendia tudo ao desbarato)…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.