Anabela Rodrigues nova ministra da Administração Interna

DR Vítor Pires / portugal.gov.pt

Conselho de Ministros: o Governo de Portugal com Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque e Paulo Portas à cabeça

Anabela Rodrigues será a nova ministra da Administração Interna.

No site da Presidência da República, um comunicado aponta que Cavaco Silva aceitou o pedido de exoneração de Miguel Macedo do cargo de Ministro da Administração Interna e “aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação da Profª. Doutora Anabela Miranda Pinto de Miranda Rodrigues para o mesmo cargo”.

O Presidente da República conferirá posse a Anabela Rodrigues amanhã, 19 de novembro, pelas 12h, no Palácio de Belém.

Nascida em Coimbra a 5 de dezembro de 1953, doutorada em ciências Jurídico-Criminais e professora catedrática na Universidade de Coimbra, Anabela Rodrigues é a primeira mulher a assumir a pasta da Administração Interna.

A nova ministra da administração interna licenciou-se em direito na Universidade de Coimbra, em 1976, e foi diretora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) de 2004 a 2009, por nomeação do então ministro da Justiça, José Pedro Aguiar Branco, atual ministro da Defesa.

A sua nomeação para o CEJ, onde foi a primeira não magistrada a chegar ao cargo, gerou polémica na altura, tendo levado à demissão de juizes formadores e a criticas da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Segurança

A substituta de Miguel Macedo, que se demitiu no domingo, terá em mãos a continuação das políticas e a revisão dos estatutos e leis orgânicas da PSP e GNR.

O presidente do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol), Armando Ferreira, disse hoje que a nova ministra da Administração Interna terá muito trabalho para fazer em pouco tempo, esperando que a pressa não prejudique as negociações com os sindicatos.

Já a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considerou hoje “fundamental” que a nova ministra da Administração Interna “inicie de imediato” as negociações sobre o estatuto profissional da PSP para resolver os problemas desta polícia.

“É fundamental que a nova ministra altere a Lei Orgânica e inicie de imediato o processo de negociação para a alteração do Estatuto Profissional da PSP, que já está em projeto, uma vez que só desta forma poderão ser concretizadas as exceções previstas na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e, assim, resolver uma série de problemas socioprofissionais existentes na PSP”, adianta a ASPP em comunicado.

A Associação dos Profissionais da Guarda ficou surpreendida com a escolha de Anabela Rodrigues para ministra da Administração Interna, por ser uma técnica e não ter peso político, mas espera que consiga resolver os problemas deixados por Miguel Macedo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O segredo bancário, só serve para defender os trafulhas. As pessoas honestas, não teem medo nem vergonha que se saiba, quanto dinheiro tee no banco e quanto depositaram ou levantaram ou transferiram para outras contas. a Lavagem de dinheiro, é um perigo para a economia de qualquer. Logo, um Governo forte e audaz, tem de conseguir fazer uma lei, que obrigue a fazer todos os pagamentos por cheque, cartão ou transferência bancária. E não me venham dizer, que não querem que se saiba, se foram ao cabeleireiro tal ou a tal pensão, restaurante ou hotel, porque nada disso é crime, nem é socialmente censurável, desde que seja feito com dinheiro limpo. GFM

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …