Anabela Rodrigues nova ministra da Administração Interna

DR Vítor Pires / portugal.gov.pt

Conselho de Ministros: o Governo de Portugal com Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque e Paulo Portas à cabeça

Anabela Rodrigues será a nova ministra da Administração Interna.

No site da Presidência da República, um comunicado aponta que Cavaco Silva aceitou o pedido de exoneração de Miguel Macedo do cargo de Ministro da Administração Interna e “aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação da Profª. Doutora Anabela Miranda Pinto de Miranda Rodrigues para o mesmo cargo”.

O Presidente da República conferirá posse a Anabela Rodrigues amanhã, 19 de novembro, pelas 12h, no Palácio de Belém.

Nascida em Coimbra a 5 de dezembro de 1953, doutorada em ciências Jurídico-Criminais e professora catedrática na Universidade de Coimbra, Anabela Rodrigues é a primeira mulher a assumir a pasta da Administração Interna.

A nova ministra da administração interna licenciou-se em direito na Universidade de Coimbra, em 1976, e foi diretora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) de 2004 a 2009, por nomeação do então ministro da Justiça, José Pedro Aguiar Branco, atual ministro da Defesa.

A sua nomeação para o CEJ, onde foi a primeira não magistrada a chegar ao cargo, gerou polémica na altura, tendo levado à demissão de juizes formadores e a criticas da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Segurança

A substituta de Miguel Macedo, que se demitiu no domingo, terá em mãos a continuação das políticas e a revisão dos estatutos e leis orgânicas da PSP e GNR.

O presidente do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol), Armando Ferreira, disse hoje que a nova ministra da Administração Interna terá muito trabalho para fazer em pouco tempo, esperando que a pressa não prejudique as negociações com os sindicatos.

Já a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considerou hoje “fundamental” que a nova ministra da Administração Interna “inicie de imediato” as negociações sobre o estatuto profissional da PSP para resolver os problemas desta polícia.

“É fundamental que a nova ministra altere a Lei Orgânica e inicie de imediato o processo de negociação para a alteração do Estatuto Profissional da PSP, que já está em projeto, uma vez que só desta forma poderão ser concretizadas as exceções previstas na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e, assim, resolver uma série de problemas socioprofissionais existentes na PSP”, adianta a ASPP em comunicado.

A Associação dos Profissionais da Guarda ficou surpreendida com a escolha de Anabela Rodrigues para ministra da Administração Interna, por ser uma técnica e não ter peso político, mas espera que consiga resolver os problemas deixados por Miguel Macedo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O segredo bancário, só serve para defender os trafulhas. As pessoas honestas, não teem medo nem vergonha que se saiba, quanto dinheiro tee no banco e quanto depositaram ou levantaram ou transferiram para outras contas. a Lavagem de dinheiro, é um perigo para a economia de qualquer. Logo, um Governo forte e audaz, tem de conseguir fazer uma lei, que obrigue a fazer todos os pagamentos por cheque, cartão ou transferência bancária. E não me venham dizer, que não querem que se saiba, se foram ao cabeleireiro tal ou a tal pensão, restaurante ou hotel, porque nada disso é crime, nem é socialmente censurável, desde que seja feito com dinheiro limpo. GFM

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …