Anabela Rodrigues nova ministra da Administração Interna

DR Vítor Pires / portugal.gov.pt

Conselho de Ministros: o Governo de Portugal com Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque e Paulo Portas à cabeça

Anabela Rodrigues será a nova ministra da Administração Interna.

No site da Presidência da República, um comunicado aponta que Cavaco Silva aceitou o pedido de exoneração de Miguel Macedo do cargo de Ministro da Administração Interna e “aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação da Profª. Doutora Anabela Miranda Pinto de Miranda Rodrigues para o mesmo cargo”.

O Presidente da República conferirá posse a Anabela Rodrigues amanhã, 19 de novembro, pelas 12h, no Palácio de Belém.

Nascida em Coimbra a 5 de dezembro de 1953, doutorada em ciências Jurídico-Criminais e professora catedrática na Universidade de Coimbra, Anabela Rodrigues é a primeira mulher a assumir a pasta da Administração Interna.

A nova ministra da administração interna licenciou-se em direito na Universidade de Coimbra, em 1976, e foi diretora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) de 2004 a 2009, por nomeação do então ministro da Justiça, José Pedro Aguiar Branco, atual ministro da Defesa.

A sua nomeação para o CEJ, onde foi a primeira não magistrada a chegar ao cargo, gerou polémica na altura, tendo levado à demissão de juizes formadores e a criticas da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Segurança

A substituta de Miguel Macedo, que se demitiu no domingo, terá em mãos a continuação das políticas e a revisão dos estatutos e leis orgânicas da PSP e GNR.

O presidente do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol), Armando Ferreira, disse hoje que a nova ministra da Administração Interna terá muito trabalho para fazer em pouco tempo, esperando que a pressa não prejudique as negociações com os sindicatos.

Já a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considerou hoje “fundamental” que a nova ministra da Administração Interna “inicie de imediato” as negociações sobre o estatuto profissional da PSP para resolver os problemas desta polícia.

“É fundamental que a nova ministra altere a Lei Orgânica e inicie de imediato o processo de negociação para a alteração do Estatuto Profissional da PSP, que já está em projeto, uma vez que só desta forma poderão ser concretizadas as exceções previstas na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e, assim, resolver uma série de problemas socioprofissionais existentes na PSP”, adianta a ASPP em comunicado.

A Associação dos Profissionais da Guarda ficou surpreendida com a escolha de Anabela Rodrigues para ministra da Administração Interna, por ser uma técnica e não ter peso político, mas espera que consiga resolver os problemas deixados por Miguel Macedo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O segredo bancário, só serve para defender os trafulhas. As pessoas honestas, não teem medo nem vergonha que se saiba, quanto dinheiro tee no banco e quanto depositaram ou levantaram ou transferiram para outras contas. a Lavagem de dinheiro, é um perigo para a economia de qualquer. Logo, um Governo forte e audaz, tem de conseguir fazer uma lei, que obrigue a fazer todos os pagamentos por cheque, cartão ou transferência bancária. E não me venham dizer, que não querem que se saiba, se foram ao cabeleireiro tal ou a tal pensão, restaurante ou hotel, porque nada disso é crime, nem é socialmente censurável, desde que seja feito com dinheiro limpo. GFM

RESPONDER

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …