/

Ana Gomes sugere que Presidente e Parlamento ponderem adiar eleições

Tiago Petinga / Lusa

Ana Gomes

A candidata presidencial afirmou, esta terça-feira, que o Presidente da República e o Parlamento devem ponderar adiar as eleições Presidenciais devido à evolução da pandemia de covid-19.

Numa nota enviada à agência Lusa, Ana Gomes defendeu que o Presidente da República “deverá naturalmente tirar consequências das previsões hoje feitas pelos especialistas” na reunião do Infarmed, na qual participou por videoconferência.

“Face aos dados hoje revelados imagino que também a Assembleia da República deva ponderar uma iniciativa no sentido do eventual adiamento das eleições presidenciais para data que permita a participação democrática e segura dos cidadãos e uma maior afluência às urnas sem riscos de saúde”, refere.

A candidata independente considera que não lhe compete tomar essa iniciativa, mas sim aos deputados e ao Presidente da República.

“A mim, compete-me chamar a atenção para a gravidade da situação apontada pelos especialistas. Desde já adianto que não me oporei a um eventual adiamento das eleições presidenciais. Não o desejo, mas não me oporei“, refere.

A antiga eurodeputada do PS assegura que estará de acordo “se os órgãos democráticos competentes entenderem que o adiamento das eleições (para um período de maior normalidade) contribui para uma maior participação nas eleições e para diminuir os riscos de segurança sanitária, isto é, para valorizar o ato eleitoral e a qualidade da democracia”.

“Repito, não o desejo – mas não me oporei”, sublinhou a candidata numa posição enviada à Lusa e sintetizada num vídeo divulgado na sua conta do Twitter, que foi retirado por alguns minutos, mas depois novamente publicado.

Marisa Matias testa negativo e retoma agenda amanhã

A candidata presidencial apoiada pelo BE testou negativo ao novo coronavírus e retomará a campanha presencial esta quarta-feira, depois de a linha SNS24 não a ter considerado um contacto de risco com o Presidente da República.

“Na sequência da notícia de um teste positivo a Marcelo Rebelo de Sousa, além de lhe desejar as melhoras, contactei a linha SNS24, como qualquer pessoa faria, e tive indicações de poder continuar com a minha vida normal, obviamente cumprindo todas as normas sanitárias como tenho cumprido até agora”, refere Marisa Matias, num vídeo enviado à comunicação social.

Apesar disso, uma vez que já tinha realizado um teste na segunda-feira devido às viagens previstas à Madeira e aos Açores, a recandidata presidencial optou “por cancelar as atividades presenciais de hoje”, preferindo “aguardar o resultado desse teste, que se veio a confirmar negativo“.

Assim, a agenda de campanha de Marisa Matias é retomada na quarta-feira com a viagem às ilhas, mantendo-se também a disponibilidade para participar no debate agendado para esta noite na RTP com todos os candidatos.

O Presidente da República teve hoje um segundo teste negativo de diagnóstico do novo coronavírus, depois de na segunda-feira ter testado positivo, e aguarda orientações das autoridades de saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.