Ana Gomes sugere que Presidente e Parlamento ponderem adiar eleições

Tiago Petinga / Lusa

Ana Gomes

A candidata presidencial afirmou, esta terça-feira, que o Presidente da República e o Parlamento devem ponderar adiar as eleições Presidenciais devido à evolução da pandemia de covid-19.

Numa nota enviada à agência Lusa, Ana Gomes defendeu que o Presidente da República “deverá naturalmente tirar consequências das previsões hoje feitas pelos especialistas” na reunião do Infarmed, na qual participou por videoconferência.

“Face aos dados hoje revelados imagino que também a Assembleia da República deva ponderar uma iniciativa no sentido do eventual adiamento das eleições presidenciais para data que permita a participação democrática e segura dos cidadãos e uma maior afluência às urnas sem riscos de saúde”, refere.

A candidata independente considera que não lhe compete tomar essa iniciativa, mas sim aos deputados e ao Presidente da República.

“A mim, compete-me chamar a atenção para a gravidade da situação apontada pelos especialistas. Desde já adianto que não me oporei a um eventual adiamento das eleições presidenciais. Não o desejo, mas não me oporei“, refere.

A antiga eurodeputada do PS assegura que estará de acordo “se os órgãos democráticos competentes entenderem que o adiamento das eleições (para um período de maior normalidade) contribui para uma maior participação nas eleições e para diminuir os riscos de segurança sanitária, isto é, para valorizar o ato eleitoral e a qualidade da democracia”.

“Repito, não o desejo – mas não me oporei”, sublinhou a candidata numa posição enviada à Lusa e sintetizada num vídeo divulgado na sua conta do Twitter, que foi retirado por alguns minutos, mas depois novamente publicado.

Marisa Matias testa negativo e retoma agenda amanhã

A candidata presidencial apoiada pelo BE testou negativo ao novo coronavírus e retomará a campanha presencial esta quarta-feira, depois de a linha SNS24 não a ter considerado um contacto de risco com o Presidente da República.

“Na sequência da notícia de um teste positivo a Marcelo Rebelo de Sousa, além de lhe desejar as melhoras, contactei a linha SNS24, como qualquer pessoa faria, e tive indicações de poder continuar com a minha vida normal, obviamente cumprindo todas as normas sanitárias como tenho cumprido até agora”, refere Marisa Matias, num vídeo enviado à comunicação social.

Apesar disso, uma vez que já tinha realizado um teste na segunda-feira devido às viagens previstas à Madeira e aos Açores, a recandidata presidencial optou “por cancelar as atividades presenciais de hoje”, preferindo “aguardar o resultado desse teste, que se veio a confirmar negativo“.

Assim, a agenda de campanha de Marisa Matias é retomada na quarta-feira com a viagem às ilhas, mantendo-se também a disponibilidade para participar no debate agendado para esta noite na RTP com todos os candidatos.

O Presidente da República teve hoje um segundo teste negativo de diagnóstico do novo coronavírus, depois de na segunda-feira ter testado positivo, e aguarda orientações das autoridades de saúde.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …