Ana Gomes defende mais financiamento para investigação ligada ao mar

1

European Parliament / Flickr

Ana Gomes, antiga eurodeputada do Partido Socialista

A candidata presidencial defendeu, esta terça-feira, mais financiamento para a investigação ligada ao mar, área em que considera que o país tem de passar da retórica à prática para aumentar a exploração inteligente dos recursos marinhos.

“Portugal tem que passar da esplêndida retórica sobre o mar à prática”, afirmou Ana Gomes em Peniche, defendendo a criação de meios para que o país exerça “efetiva jurisdição sobre essa tremenda zona territorial que é o mar, e a terra por baixo do mar, onde há extraordinários recursos que precisam de ser identificados, mapeados, preservados e, eventualmente, explorados, mas de forma sustentável e inteligente“.

Numa ação de pré-campanha dedicada ao mar, a diplomata e ex-eurodeputada do PS visitou o Cetemares, um centro de investigação em ciências do mar e do ambiente, onde chamou a atenção para “os recursos que ficam no mar”.

Aludindo à biodiversidade, como as algas ou peixes que “não são utilizados em Portugal, não são consumidos” e são “deitados borda fora” por não se conhecerem “as [suas] aplicações”, Ana Gomes considerou tratar-se de espécies que “hoje já poderiam ser altamente rentáveis, se fossem trabalhadas”.

Reconhecendo “a importância” de centros de ciência como o Cetemares, um polo do Instituo Politécnico de Leiria (IPL) onde “se desenvolve o conhecimento científico em ligação com o mundo empresarial”, a candidata alertou para a necessidade os institutos ligados à investigação terem “muito melhor financiamento” e maior “autonomia para desenvolver os seus projetos científicos”.

Alertada pelos responsáveis do centro para a situação de precariedade de alguns investigadores, que não viram renovadas as bolsas de investigação, a antiga dirigente socialista afirmou, em declarações aos jornalistas, tratar-se de uma situação “insustentável” e que “tem que mudar”.

No final da visita, Ana Gomes defendeu ainda uma maior aposta na aquacultura, “área de que Portugal tem uma absoluta necessidade, visto ser um país “que importa peixe (…) que poderia ser produzido cá”.

Em Peniche, a candidata às eleições presidenciais que se realizam a 24 de janeiro de 2021 visitou ainda a fortaleza onde está instalado o Museu Nacional da Resistência.

O dia dedicado ao mar prossegue na Nazaré, onde durante a tarde Ana Gomes visita o Porto de Pesca, o Forte de S. Miguel e empresas ligadas à exportação de pescado.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.