Ana Gamboa é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos

(dr) Laura Haanpaa

A inspetora tributária Ana Gamboa é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, sucedendo no cargo a Paulo Ralha, que presidiu a direção nacional do STI durante dois mandatos consecutivos.

A nova direção recolheu 69,16% dos votos nas eleições realizadas nos dias 20 e 21 de novembro e tomará posse em janeiro de 2020, segundo indica o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) em comunicado esta segunda-feira.

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Ana Gamboa também concluiu na mesma instituição de ensino o curso de espacialização em fiscalidade, e possui uma certificação internacional em ‘coaching’.

Ana Gamboa, que iniciou atividade sindical em 2000 como delegada sindical em Avis e que em 2004 começou a desempenhar funções como membro da direção nacional do STI, esteve envolvida no recente processo de revisão das carreiras especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Referindo o processo de revisão das carreiras como um dos “mais desafiantes e importantes” em que o STI participou nos últimos anos, o comunicado sublinha que este terá “no futuro necessidade de desenvolvimentos”, nomeadamente ao nível da regulamentação complementar das carreiras especiais, bem como a revisão das carreiras gerais.

“A dignificação profissional das carreiras da Autoridade Tributaria e Aduaneira – através da negociação da regulamentação dos diversos diplomas complementares ao novo estatuto das carreiras especiais – é uma matéria de especial relevância para o futuro dos trabalhadores”, refere o comunicado.

Neste contexto, acrescenta que “ficaram ainda por resolver vários problemas relacionados com a Inspeção Tributária, as carreiras subsistentes e os trabalhadores de carreiras gerais em desajuste funcional”.

Natural de Lisboa, Ana Gamboa é inspetora tributária, estando atualmente nomeada como chefe adjunta do serviço de finanças de Fronteira.

Para a nova presidente do STI, “a capacidade de diálogo e negociação”, assim como “a coesão da estrutura interna do sindicato, vão ser determinantes para o exercício” do cargo para que agora foi eleita.

Paulo Ralha presidiu ao STI durante dois mandatos consecutivos, de quatro anos cada um.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …