“Amorim-Nike”. Produto inovador é feito a partir de ténis reciclados da Nike e cortiça portuguesa

A Corticeira Amorim estabeleceu uma parceria com a Nike para o desenvolvimento de um produto inovador e ecológico que é fabricado em Portugal, a partir de ténis reciclados e de cortiça. O “Amorim-Nike” será usado em obras em casa e será exportado para países como EUA, França e Alemanha.

Esta parceria entre a Corticeira Amorim e a Nike surge do crescente interesse da empresa portuguesa pela chamada economia circular, bem como da aposta na sustentabilidade e na preservação do ambiente. Mas também assenta na necessidade de encontrar novas formas de produção e produtos inovadores, para rentabilizar as receitas.

O “namoro” com a Nike começou “há um ano e meio”, como revela o presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, em entrevista ao Eco.

“Trabalhámos com equipas deles de sustentabilidade em Seattle, depois o assunto foi para a Holanda. Criámos uma linha de produção para a economia circular, para ver como podemos valorizar os subprodutos ou resíduos de outras indústrias, combinando-os com as vantagens técnicas e ambientais da cortiça“, destaca este responsável.

É, neste âmbito, que surge o “Amorim-Nike”, um novo tipo de sub-pavimento “de baixíssima pegada carbónica” e que poderá ser usado “para fazer obras em casa ou na garagem”, como explica António Rios Amorim.

“No futuro, quando alguém disser “temos de substituir aqui esta borracha sintética, ou este plástico, por um produto natural”, a escolha vai ser a cortiça”, considera o responsável da Corticeira Amorim, notando que isto “já está a acontecer” nesta altura.

O “Amorim-Nike” encaixa nesta realidade, tirando partido de um projecto da Nike que recicla as “sapatilhas em fim de vida dos atletas ou dos desportistas”, como afiança o dirigente da empresa portuguesa.

O sub-pavimento que resulta da parceria “utiliza precisamente este novo material feito a partir de ténis reciclados e a cortiça“, acrescenta António Rios Amorim.

“A Nike pega nas sapatilhas em fim de vida, tritura tudo, separa a parte têxtil das solas e das espumas. Envia-nos e nós misturamos aquilo com cortiça. Este compósito vai resultar num novo sub-pavimento para a construção civil“, destaca ainda.

A produção deste material inovador vai ser feita em Portugal, havendo expectativas de exportação para “várias cadeias internacionais, como a Leroy Merlin“, para países como “EUA, França, Alemanha”, segundo nota ao Eco António Rios Amorim.

“Vai ser absolutamente fantástico do ponto de vista da pegada ambiental, do comportamento acústico e térmico“, acrescenta o responsável da Corticeira Amorim, notando que o produto já está “desenvolvido”.

“Do ponto de vista legal, o processo nunca mais tem fim, mas já há uma intenção comercial dos dois lados”, conclui.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É muito louvável esta parceria. E que a esta se sigam muitas mais, para podermos ter um mundo melhor. Parabéns ao grupo Amorim!

  2. São lindos os sobreiros com os seus troncos cor de canela, Com a capacidade que têm para gerar negócio, para ajudar a controlar os incêndios e para alimentarem o porco preto com as suas bolotas, por que não se estimula a sua plantação?

    • Sabendo em media que é preciso 25 Anos até ao primeiro descortiçamento, muitos pequenos proprietários (sobretudo mais idosos), não só não suportariam o custo de preparação, plantação e manutenção, simplesmente para ver a árvore crescer, isto se nada de imprevisto suceder !….quanto aos ditos “estímulos”, só são concedidos a alguns e sabemos quais !

RESPONDER

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …

Homicídio no metro das Laranjeiras. Suspeitos estudam, vivem em famílias "normais" e pertencem a gangue

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o quarto suspeito da morte de um jovem de 19 anos no metro das Laranjeiras, em Lisboa. O crime terá sido motivado por provocações nas redes sociais entre gangues …