“Acabou-se o amor e as versões alteraram-se.” Maria e Mariana julgadas pela morte de Diogo Gonçalves

O Tribunal de Portimão começou, esta quarta-feira, a julgar duas mulheres suspeitas de terem matado um jovem, em março do ano passado, no Algarve.

As arguidas – uma enfermeira e uma segurança – estão acusadas pelo Ministério Público (MP) dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, dois crimes de acessos ilegítimo, um de burla informática, roubo simples e uso de veículo.

Mariana Fonseca e Maria Malveiro, na altura namoradas, “agiram em conjunto de esforços” para conceber um plano que retirou a vida a um informático de 21 anos, trabalhador num resort de Lagoa, onde conhecera Maria, de 20 anos, e por quem teria manifestado simpatia.

Diogo Gonçalves recebera 70 mil euros de indemnização da morte da mãe num acidente de viação. Duas semanas depois do homicídio do jovem, Mariana e Maria – que foram identificadas pela Polícia Judiciária (PJ) graças aos movimentos bancários que fizeram após a morte de Diogo Gonçalves – foram detidas, em março do ano passado.

Esta quarta-feira, começou o julgamento das duas suspeitas de terem matado o jovem.

De acordo com o Público, Mariana Fonseca disse que se sentia “coagida” e que estaria disposta a apresentar a sua versão dos factos, desde que Maria não estivesse presente.

Depois de o tribunal ter acedido ao seu pedido, fez uma espécie de mea culpa e mostrou arrependimento. “Se pudesse voltar atrás, faria muitas coisas diferentes. Não sou culpada pela morte dele [Diogo], não fiz nada nesse sentido”, afirmou, depois de, na fase do primeiro interrogatório, ambas terem assumido a co-autoria dos crimes.

Acabou-se o amor e as versões alteraram-se“, disse João Grade, advogado de defesa de Mariana Fonseca, resumindo assim declarações da jovem.

De acordo com a versão da enfermeira, ao início da tarde de 20 de março do ano passado, foram ambas de carro a casa de Diogo, em Algoz. Mariana, de 24 anos, ficou na viatura, enquanto Maria entrou e executou o plano que estaria desejado.

O jovem terá sido amarrado a uma cadeira e, quando Mariana entrou na sala, “já o Diogo estava inconsciente”, depois de ter tomado um sedativo (Piazpn), bebido com um sumo de laranja.

Mariana terá perguntado a Maria se se tratava de “alguma cena sexual?, mas a segurança disse-lhe: “não te metas, e vai para o quarto”. Quando regressou, disse, Diogo já havia sido estrangulado.

Depois, segundo o diário, foram cortados dois dedos da mão direita, que serviram para desbloquear o telemóvel e fazer duas transferências de 350 euros, para as contas de cada uma delas. Das caixas multibanco fizeram mais quatro ou cinco levantamentos.

A cabeça do cadáver foi encontrada no sítio do Pego do Inferno, em Tavira, e o tronco numa arriba próximo de Sagres. A próxima sessão do julgamento está marcada para esta sexta-feira.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …