Amesterdão pondera proibir turistas de comprarem canábis

A presidente da Câmara de Amesterdão está a ponderar proibir a venda de canábis aos turistas, na sequência dos resultados de uma pesquisa sobre este tema.

Amesterdão, na qual vivem 1,1 milhões de pessoas, tem enfrentado, nos últimos anos, uma avalanche de turistas (mais de 17 milhões de visitantes por ano). Em julho de 2019, Femke Halsema, que é a primeira mulher a presidir a autarquia, apresentou um plano para repensar o conceito do famoso Red Light District.

Agora, escreve o jornal The Guardian, um inquérito divulgado pela autarquia sugere que um terço dos turistas (34%) teria menos probabilidade de visitar a cidade novamente se fosse impedido de comprar canábis nas coffee shops na área de Singel, onde o famoso bairro de prostituição está localizado. 11% dos inquiridos disseram até que nunca mais voltariam.

Dos cem visitantes inquiridos, com idades entre os 18 e os 35 anos, a maioria (57%) considerou que estes cafés têm um papel importante na decisão de visitar Amesterdão.

Por isso, numa carta enviada aos seus conselheiros, Halsema anunciou a intenção de realizar “um estudo, este ano, para reduzir a atração da canábis para os turistas e regulação (local) da ‘porta dos fundos'”.

Isto porque, embora a canábis seja tolerada nos Países Baixos, a produção é ilegal, o que leva muitas vezes as coffee shops a abastecerem-se pela tal “porta dos fundos” e a lidar com organizações criminosas.

“Uma clara separação de mercados entre drogas pesadas e drogas leves tem grande urgência por causa do endurecimento do comércio de drogas pesadas”, acrescentou a autarca, citada pelo jornal britânico.

Esta quinta-feira, a autarquia anunciou ainda que as visitas de grupo ao Red Light District e a outras áreas da capital ligadas à prostituição serão formalmente proibidas a partir do dia 1 de abril.

Em julho, Halsema explicou que estas medidas servem para combater o tráfico humano, a fraude e o branqueamento de capitais inerentes ao negócio. “Aqueles que causam desconforto não são as profissionais do sexo, que se tornaram numa atração turística para um grande número de pessoas que vai para lá tirar selfies. É humilhante para as pessoas que trabalham lá e isso não pode ser tolerado”, considerou na altura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …