Americanos já não precisam de desligar o telemóvel durante o voo

César Astudillo / Flickr

Foto: César Astudillo / Flickr

Foto: César Astudillo / Flickr

Os passageiros das companhias aéreas norte-americanas poderão usar os seus aparelhos eletrónicos durante toda a viagem para ler, trabalhar, jogar, assistir filmes e ouvir música, mas ainda não é desta que podem fazer chamadas.

As novas diretrizes divulgadas nesta quinta-feira pela Agência Federal de Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA) não entrarão em vigor imediatamente. A velocidade das implementação da nova regra varia de empresa para empresa, de acordo com o administrador da FAA, Michael Huerta.

As companhias aéreas terão de mostrar à FAA que os seus aviões atendem às novas diretrizes e que estão a atualizar os manuais de treino das tripulações.

Atualmente, os passageiros têm de desligar os seus smartphones, tablets e outros aparelhos eletrónicos assim que as portas do avião são fechadas, e não podem voltar a ligá-los até que o avião alcance 10 mil pés de altitude e o capitão anuncie a autorização. Os aparelhos têm que ser novamente desligados quando o avião inicia a aterragem e só podem ser reativados quando a aeronave está em solo.

Com esta mudança, as empresas cujos aviões estiverem adequadamente protegidos de interferências eletrónicas poderão permitir que os passageiros usem os seus equipamentos eletrónicos durante as descolagens, aterragens e quando o avião está a movimentar-se na pista, disse a FAA. A maioria dos aviões que já sofreram modificações anteriores para permitir o uso de Wi-Fi em altas altitudes devem atender ao novo critério.

No entanto, aceder à internet, trocar e-mails e mensagens de texto ou fazer downloads continuará proibido em altitudes abaixo de 10 mil pés (3 mil metros), disse a FAA. Os passageiros terão de colocar os smartphones, tablets e outros aparelhos no “modo de vôo”, e os aparelhos mais pesados, como portáteis, continuam a ter que ser armazenados por causa do risco de ferir alguém caso se soltem.

Fazer chamadas também continua a ser proibido. A regulamentação para telecomunicações é da responsabilidade da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), e não da FAA.

ZAP / MA / AE

PARTILHAR

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …