Americanos já não precisam de desligar o telemóvel durante o voo

César Astudillo / Flickr

Foto: César Astudillo / Flickr

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Os passageiros das companhias aéreas norte-americanas poderão usar os seus aparelhos eletrónicos durante toda a viagem para ler, trabalhar, jogar, assistir filmes e ouvir música, mas ainda não é desta que podem fazer chamadas.

As novas diretrizes divulgadas nesta quinta-feira pela Agência Federal de Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA) não entrarão em vigor imediatamente. A velocidade das implementação da nova regra varia de empresa para empresa, de acordo com o administrador da FAA, Michael Huerta.

As companhias aéreas terão de mostrar à FAA que os seus aviões atendem às novas diretrizes e que estão a atualizar os manuais de treino das tripulações.

Atualmente, os passageiros têm de desligar os seus smartphones, tablets e outros aparelhos eletrónicos assim que as portas do avião são fechadas, e não podem voltar a ligá-los até que o avião alcance 10 mil pés de altitude e o capitão anuncie a autorização. Os aparelhos têm que ser novamente desligados quando o avião inicia a aterragem e só podem ser reativados quando a aeronave está em solo.

Com esta mudança, as empresas cujos aviões estiverem adequadamente protegidos de interferências eletrónicas poderão permitir que os passageiros usem os seus equipamentos eletrónicos durante as descolagens, aterragens e quando o avião está a movimentar-se na pista, disse a FAA. A maioria dos aviões que já sofreram modificações anteriores para permitir o uso de Wi-Fi em altas altitudes devem atender ao novo critério.

No entanto, aceder à internet, trocar e-mails e mensagens de texto ou fazer downloads continuará proibido em altitudes abaixo de 10 mil pés (3 mil metros), disse a FAA. Os passageiros terão de colocar os smartphones, tablets e outros aparelhos no “modo de vôo”, e os aparelhos mais pesados, como portáteis, continuam a ter que ser armazenados por causa do risco de ferir alguém caso se soltem.

Fazer chamadas também continua a ser proibido. A regulamentação para telecomunicações é da responsabilidade da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), e não da FAA.

ZAP / MA / AE

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