Jovem ameaça repetir Columbine. Escolas fecharam nos Estados Unidos

A Columbine High School e mais de 20 outras escolas públicas da região de Denver estiveram fechadas na quarta-feira, depois de as autoridades dizerem que havia uma preocupação permanente com a segurança de uma jovem “obcecada” pelo tiroteio em Columbine de 1999.

Autoridades alegam que Sol Pais, de 18 anos, fez ameaças não reveladas que fizeram com que as escolas de Denver fechassem as portas na tarde de terça-feira, de acordo com o The New York Post.

Sol terá viajado de Miami para o Colorado na noite de segunda-feira e comprou uma espingarda e munição. As autoridades consideravam-na “armada e extremamente perigosa”. A imagem de Sol foi divulgada pelo FBI que apelou que os cidadãos contactassem as autoridades se soubessem informações que pudessem levar à sua localização.

As Escolas Públicas de Denver anunciaram que todas as instalações estariam fechadas e, além disso, não haveria competições desportivas à tarde ou outras atividades. As buscas para encontrar a jovem foram acompanhadas de medidas de prevenção e cerca de meio milhão de estudantes foram impedidos de se deslocarem às escolas na cidade de Denver.

Em entrevista à CBS, o pai da estudante chegou a apelar para que Sol regressasse a casa, manifestando-se preocupado com o estado de saúde da filha com quem não falava desde domingo. “É como um sonho mau. Nós não sabemos nada dela. Por favor, volta para casa. Vais ficar bem”, declarou o pai.

Na quarta-feira, as autoridades anunciaram que Sol Pais se terá suicidado, de acordo com o The Denver Post. A polícia anunciou que a jovem já não constituía uma ameaça para, mais tarde, confirmar que tinha falecido. Sol foi encontrada morta numa zona florestal das Montanhas Rochosas, a oeste de Denver, onde se terá suicidado com um tiro.

No sábado, será o vigésimo aniversário do tiroteio em Columbine High School, em 20 de abril de 1999, no qual 15 pessoas morreram, incluindo 12 estudantes, um professor e os dois atiradores.

Sol Pais teria uma obsessão com este acontecimento que chocou os Estados Unidos e relançou a discussão sobre o uso e porte de armas no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" na Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …