Estudo mostra que Amazónia pode estar a passar de floresta tropical a savana

Mato Grosso Firefighters / EPA

Um estudo divulgado recentemente indica que as alterações climáticas podem levar a que parte da Amazónia deixe de ser uma floresta tropical e passe a ser uma savana, com a humidade, os incêndios e as secas a transformar a terra.

De acordo com o estudo – realizado pelo Centro de Resiliência de Estocolmo -, publicado na Nature Communication e citado na segunda-feira pelo Diário de Notícias, a terra poderá ser transformada de tal forma que, dentro de pouco tempo, será difícil continuar a plantar a mesma quantidade de árvores.

O estudo aponta que cerca de 40% da floresta sul-americana já está a atingir esse ponto, mudança que pode levar década a acontecer, mas que é difícil de reverter. Nos últimos tempos, a quantidade de chuva tem diminuído.

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, a Amazónia perdeu 9762 quilómetros quadrados de sua cobertura vegetal, aumentando a taxa de desflorestação 29,5%.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta, com cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, que inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

“As florestas tropicais de todos os continentes estão muito sensíveis às alterações climáticas e podem perder rapidamente a sua capacidade de adaptação. Uma vez perdidas, a sua recuperação pode levar décadas e até lá podem-se perder milhares de espécies que habitam nestes ecossistemas”, alertou Ingo Fetzer, um dos autores, citado pelo Guardian.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.