No passado dia 22 de junho, a Amazon, a gigante do comércio eletrónico, apresentou uma patente para a construção de torres, que se assemelham a colmeias gigantes, capazes de abastecer drones para entrega de produtos.
Há cerca de um ano, em 2016, a Amazon lançou um novo serviço experimental, o Amazon Prime Air, que consiste na utilização de drones para entregar, em segurança, produtos aos seus clientes em 30 minutos ou menos.
Agora, a Amazon quer levar o seu conceito ainda mais longe com a construção de torres gigantes com o objetivo de fornecer os drones e os tradicionais camiões de mercadorias. A melhor descrição para estes desenhos são “colmeias gigantes” ou OVNI’s.
Ao contrário dos gigantes armazéns Amazon que, devido ao seu tamanho e necessidade, têm de se instalar longe das grandes cidades, este novo conceito tem a grande vantagem de poder ser construído verticalmente, de forma a minimizar o espaço que ocupa.
Mas esta não é a primeira ideia da Amazon que envolve abastecedores gigantes de drones. Ainda antes do conceito referido há pouco, a empresa já tinha pensado num dirigível tipo Zeppelin que serviria como um armazém móvel.
Infelizmente, nem tudo é tão fácil como parece. Todo o serviço Amazon Prime Air e estes novos postos de abastecimento têm muitos obstáculos para enfrentar. A empresa ainda terá de perceber se as pessoas querem viver perto de uma destas colmeias, com todo o barulho que os drones podem produzir e lidar com o facto de vários habitantes terem medo que “os drones comecem a cair do céu”.