Amazon está a desenvolver vacinas para o cancro da mama e da pele

1

A Amazon tem vindo a desenvolver vacinas contra o cancro, em parceria com o Fred Hutchinson Cancer Center de Seattle. As vacinas serviriam para combater o cancro da mama e da pele, também conhecido como melanoma.

De acordo com um relatório publicado no Clinicaltrials.gov, o estudo começou a 9 de junho de 2022 e deverá terminar a é 1 de novembro de 2023.

O ensaio da Fase I está agora à procura de 20 pacientes com mais de 18 anos para testar um “Produto Farmacêutico regulamentado pela FDA dos EUA”.

“A Amazon está a contribuir com conhecimentos científicos e de aprendizagem de máquinas para uma parceria com o Fred Hutch para explorar o desenvolvimento de um tratamento personalizado para certas formas de cancro” realçou um porta-voz da Amazon ao Business Insider.

“É muito cedo, mas o Fred Hutch recebeu recentemente autorização da U.S. Food and Drug Administration para prosseguir com um ensaio clínico de Fase I, e não está claro se será bem sucedido”, acrescentou.

“Este será um processo longo e plurianual — se progredir, estaremos abertos a trabalhar com outras organizações em cuidados de saúde que também possam estar interessadas em esforços semelhantes”, revela o porta-voz.

“Este ensaio da fase I estuda a segurança da vacina personalizada contra o peptídeo neo-antigénio no tratamento de doentes com melanoma de fase IIIC-IV ou recetor hormonal positivo Her2 negativo de cancro da mama que se espalhou para outros locais do corpo ou não responde ao tratamento, lê-se no relatório.

“A vacina personalizada contra o peptídeo de neo-antigénios é um produto que combina vários neo-antigénios específicos de pacientes. Dada a vacina personalizada contra o peptídeo neantígeno juntamente com o adjuvante de polarização Th1, a ICLC pode induzir uma imunidade policlonal, poli-epitópea, citolítica das células T contra o tumor do paciente”, lê-se ainda.

A Amazon já se tinha aventurado no setor da saúde. Em junho de 2021, a empresa lançou a Amazon Care, que oferecia assistência médica a partir de casa, aos seus funcionários em Seattle.

A empresa fornecia consultas virtuais com médicos, entrega de medicamentos ao domicílio ou à farmácia mais perto, e tirava dúvidas médicas via mensagem.

Este último tratamento de vacinas, segundo a Interesting Engineering, pode ter saído do laboratório secreto de vacinas da Amazon, chamado Grand Challenge.

A equipa de oncologia da Amazon terá progredido tanto que conseguiu “graduar-se” na unidade Grand Challenge, para funcionar sob a supervisão do VP de aparelhos Robert Williams, segundo o que algumas fontes que contaram ao Business Insider.

A Amazon, já de si uma empresa abrangente, pode acrescentar um novo serviço sob a sua alçada: o tratamento do cancro. Se for bem sucedida, os benefícios financeiros que irá colher serão substanciais.

A questão agora é saber se queremos ou não uma multinacional tecnológica a enfrentar uma das doenças mais graves e mortíferas do mundo. Não será melhor deixar os tratamentos do cancro para os médicos e outros profissionais de saúde? O tempo dirá como estas vacinas e esta iniciativa irão funcionar.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.