Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais.

Foi pedido aos alunos do 8.º que “fingissem que são escravos a trabalhar numa plantação no Mississippi” e “escrevessem uma carta para a sua família em África ou noutro estado norte-americano a descrever a sua vida”. A professora está a ser acusada de banalizar o racismo.

Era ainda sugerido aos alunos que falassem sobre a sua viagem até à América, assim como as tarefas que faziam no dia-a-dia. Além disso, podiam falar sobre a família com quem viviam/trabalhavam e como é que passavam o seu tempo livre.

Os críticos argumentam que a professora ignorou muitos dos factos da escravidão ao sugerir que os escravos teriam a capacidade de escrever e enviar cartas, escreve a Insider.

“Família para a qual você trabalha? Quer dizer, o mestre que o força a trabalhar? A ‘família’ que usa ameaças de violência para mantê-los na linha?! Então, no seu dia de folga (que nunca aconteceu), foi chicoteado? Violado? Espancado? Esta não é uma carta do campo de férias, pessoal!”, escreveu um utilizador do Twitter.

O diretor da escola, Frank Bunnell, pediu desculpas aos pais por algo como isto ter acontecido sob a sua supervisão.

“Uma pessoa poderia ler apenas a tarefa e traçar uma visão muito irrealista das verdadeiras tragédias que ocorreram. Isto não era pretendido”, escreveu o diretor num email enviado aos pais, ao qual o The Daily Beast teve acesso, explicando que o slide da apresentação que está a circular nas redes sociais foi retirado do contexto.

“No entanto, a intenção não desculpa nada. Não há desculpa para subestimar uma prática que (mesmo depois de abolida) estimula leis injustas, práticas económicas desleais, tratamento desumano e repressão de um povo”, lê-se ainda no email.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …