Ensino Superior: alunos portugueses têm demasiadas horas de aulas

Os alunos portugueses do ensino superior estão no topo dos estudantes europeus com mais horas de aula por semana.

O excesso de carga horária pode ajudar a explicar que sejam tão poucos os alunos do ensino superior que conseguem estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Segundo a TSF, o Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal (sobre alunos de licenciaturas e mestrados), revela que apenas 22,3% têm um trabalho regular durante todo o ano letivo, com mais 8% a terem um trabalho de forma ocasional.

Susana Martins, do Centro de Investigação de Estudos de Sociologia do ISCTE, adianta que os números anteriores são muito baixos quando comparados com o que acontece noutros países europeus, limitando a diversificação de experiências dos alunos e até a sua autonomização em relação às famílias, ajudando a pagar as despesas.

São pouco comuns, mas a maioria dos trabalhadores-estudantes são pessoas que já têm uma carreira profissional e que decidiram estudar, e não estudantes que procuram um emprego para ter um rendimento extra. Neste cenário, o aluno é penalizado no ano seguinte se quiser pedir uma bolsa de estudo, algo que agrava a situação.

A TSF realça que não é por acaso que em Portugal a maioria dos trabalhadores-estudantes se autoidentificam preferencialmente como trabalhadores e não como estudantes.

A investigadora destaca duas razões principais para a falta de trabalhadores-estudantes: a falta de flexibilidade do mercado de trabalho e a forma como o ensino está organizado, nomeadamente o calendário escolar e o “muito tempo em sala de aula”.

Para Susana Martins, este excesso de carga horária “impede que existam mais estudantes que consigam conciliar trabalhos em part-time com a formação superior”.

Em média, por semana, os alunos do ensino superior têm 21 horas de aulas, fazendo de Portugal um dos países europeus com mais aulas. A média europeia é de apenas 17 horas – na Suécia, por exemplo, a média é de 10 horas.

Se ao tempo de aulas acrescentarmos ainda o tempo de estudo, um aluno do ensino superior gasta, em média, 46 horas em atividades letivas e de estudo por semana.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte não secou de uma vez. Em vez disso, passou por vários ciclos de "vida e morte"

As preciosas capturas da Curiosity no Monte Sharp, localizado dentro da cratera Gale, permitiram aos cientistas identificar as condições climáticas de Marte no passado. Tudo graças às assinaturas que deixaram nas rochas e que agora …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …