Ensino Superior: alunos portugueses têm demasiadas horas de aulas

Os alunos portugueses do ensino superior estão no topo dos estudantes europeus com mais horas de aula por semana.

O excesso de carga horária pode ajudar a explicar que sejam tão poucos os alunos do ensino superior que conseguem estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Segundo a TSF, o Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal (sobre alunos de licenciaturas e mestrados), revela que apenas 22,3% têm um trabalho regular durante todo o ano letivo, com mais 8% a terem um trabalho de forma ocasional.

Susana Martins, do Centro de Investigação de Estudos de Sociologia do ISCTE, adianta que os números anteriores são muito baixos quando comparados com o que acontece noutros países europeus, limitando a diversificação de experiências dos alunos e até a sua autonomização em relação às famílias, ajudando a pagar as despesas.

São pouco comuns, mas a maioria dos trabalhadores-estudantes são pessoas que já têm uma carreira profissional e que decidiram estudar, e não estudantes que procuram um emprego para ter um rendimento extra. Neste cenário, o aluno é penalizado no ano seguinte se quiser pedir uma bolsa de estudo, algo que agrava a situação.

A TSF realça que não é por acaso que em Portugal a maioria dos trabalhadores-estudantes se autoidentificam preferencialmente como trabalhadores e não como estudantes.

A investigadora destaca duas razões principais para a falta de trabalhadores-estudantes: a falta de flexibilidade do mercado de trabalho e a forma como o ensino está organizado, nomeadamente o calendário escolar e o “muito tempo em sala de aula”.

Para Susana Martins, este excesso de carga horária “impede que existam mais estudantes que consigam conciliar trabalhos em part-time com a formação superior”.

Em média, por semana, os alunos do ensino superior têm 21 horas de aulas, fazendo de Portugal um dos países europeus com mais aulas. A média europeia é de apenas 17 horas – na Suécia, por exemplo, a média é de 10 horas.

Se ao tempo de aulas acrescentarmos ainda o tempo de estudo, um aluno do ensino superior gasta, em média, 46 horas em atividades letivas e de estudo por semana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …