Ensino Superior: alunos portugueses têm demasiadas horas de aulas

Os alunos portugueses do ensino superior estão no topo dos estudantes europeus com mais horas de aula por semana.

O excesso de carga horária pode ajudar a explicar que sejam tão poucos os alunos do ensino superior que conseguem estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Segundo a TSF, o Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal (sobre alunos de licenciaturas e mestrados), revela que apenas 22,3% têm um trabalho regular durante todo o ano letivo, com mais 8% a terem um trabalho de forma ocasional.

Susana Martins, do Centro de Investigação de Estudos de Sociologia do ISCTE, adianta que os números anteriores são muito baixos quando comparados com o que acontece noutros países europeus, limitando a diversificação de experiências dos alunos e até a sua autonomização em relação às famílias, ajudando a pagar as despesas.

São pouco comuns, mas a maioria dos trabalhadores-estudantes são pessoas que já têm uma carreira profissional e que decidiram estudar, e não estudantes que procuram um emprego para ter um rendimento extra. Neste cenário, o aluno é penalizado no ano seguinte se quiser pedir uma bolsa de estudo, algo que agrava a situação.

A TSF realça que não é por acaso que em Portugal a maioria dos trabalhadores-estudantes se autoidentificam preferencialmente como trabalhadores e não como estudantes.

A investigadora destaca duas razões principais para a falta de trabalhadores-estudantes: a falta de flexibilidade do mercado de trabalho e a forma como o ensino está organizado, nomeadamente o calendário escolar e o “muito tempo em sala de aula”.

Para Susana Martins, este excesso de carga horária “impede que existam mais estudantes que consigam conciliar trabalhos em part-time com a formação superior”.

Em média, por semana, os alunos do ensino superior têm 21 horas de aulas, fazendo de Portugal um dos países europeus com mais aulas. A média europeia é de apenas 17 horas – na Suécia, por exemplo, a média é de 10 horas.

Se ao tempo de aulas acrescentarmos ainda o tempo de estudo, um aluno do ensino superior gasta, em média, 46 horas em atividades letivas e de estudo por semana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …