Alunos com zero na prova de Matemática do 9º ano aumentaram 700%

ustock

-

Os alunos do 9º ano registaram este ano uma média a Matemática de 48%, voltando a resultados negativos depois de, em 2014, terem conseguido uma positiva tangencial de 53%, adiantam os resultados das provas finais divulgados esta quinta-feira pela tutela.

Há também muitos mais alunos a tirar notas praticamente nulas nos exames. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação e da Ciência (MEC) e pelo Instituto de Avaliação Educacional (IAVE) revelam que, no total, o número de alunos com classificação de nível 1 (incluindo os zeros) foi este ano 15.446, por comparação com os 6.841 do ano passado. No conjunto das classificações, a média de alunos com nota mínima passou dos 7% para 16%.

Olhando mais especificamente para os alunos que tiveram zero – que no ano passado foram 197 -, esse número subiu para 1.588, o que se traduz num aumento de 700%.

Segundo a Associação de Professores de Matemática (APM), a explicação para os resultados incide não na dificuldade da prova, mas sim pela alteração do peso das cotações atribuído a cada grupo de exercícios.

Em declarações ao Diário de Notícias, Lurdes Figueiral, presidente da APM, explicou que “houve uma alteração na estrutura da prova do ano passado para este ano: o peso das perguntas de escolha múltipla no ano passado era de 35% e neste ano era de 18%“.

A professora confirmou ainda que estas alterações e classificações negativas foram decisivas para o regresso da disciplina à média negativa – 48% dos alunos com nota negativa à disciplina -, uma vez que metade dos 94.970 alunos avaliados tiveram positiva nos testes durante o ano letivo, sendo que a APM previa mesmo uma ligeira melhoria dos resultados após a realização das provas.

A Português, a outra disciplina a que os alunos do 3º ciclo do ensino básico prestam provas finais, a média este ano foi de 58%, ligeiramente melhor que os 56% registados em 2014.

Os resultados dos alunos do 9º ano foram divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

“O Ministério da Educação e Ciência salienta que estes resultados mostram ainda a existência de uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes, o que vem confirmar a necessidade de as escolas identificarem cada vez mais cedo essas dificuldades nos primeiros anos do ensino básico, aplicando as medidas de apoio definidas e implementadas pelas escolas desde 2012”, refere o ministério em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Afinal Deus é benevolente, agora deu 10 cérebros a cada um dos jovens e instalou-os na cabeça dos dedos das mãos e no lugar do cérebro colocou uma batata… podre!!!
    É esta a juventude do futuro, que não tem a capacidade de fazer uma multiplicação de 1 x 1?!!!!! Tem de utilizar o computador porque no cérebro não existe absolutamente nada… Sinceramente não invejo esta juventude e tenho muita pena do futuro deles!!!!!!
    O descalabro do ensino a quem beneficia?!!!!!! Responda quem quer e possa!!!!!… Simplexicamente vergonhoso…….

RESPONDER

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …