Alunos com zero na prova de Matemática do 9º ano aumentaram 700%

ustock

-

Os alunos do 9º ano registaram este ano uma média a Matemática de 48%, voltando a resultados negativos depois de, em 2014, terem conseguido uma positiva tangencial de 53%, adiantam os resultados das provas finais divulgados esta quinta-feira pela tutela.

Há também muitos mais alunos a tirar notas praticamente nulas nos exames. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação e da Ciência (MEC) e pelo Instituto de Avaliação Educacional (IAVE) revelam que, no total, o número de alunos com classificação de nível 1 (incluindo os zeros) foi este ano 15.446, por comparação com os 6.841 do ano passado. No conjunto das classificações, a média de alunos com nota mínima passou dos 7% para 16%.

Olhando mais especificamente para os alunos que tiveram zero – que no ano passado foram 197 -, esse número subiu para 1.588, o que se traduz num aumento de 700%.

Segundo a Associação de Professores de Matemática (APM), a explicação para os resultados incide não na dificuldade da prova, mas sim pela alteração do peso das cotações atribuído a cada grupo de exercícios.

Em declarações ao Diário de Notícias, Lurdes Figueiral, presidente da APM, explicou que “houve uma alteração na estrutura da prova do ano passado para este ano: o peso das perguntas de escolha múltipla no ano passado era de 35% e neste ano era de 18%“.

A professora confirmou ainda que estas alterações e classificações negativas foram decisivas para o regresso da disciplina à média negativa – 48% dos alunos com nota negativa à disciplina -, uma vez que metade dos 94.970 alunos avaliados tiveram positiva nos testes durante o ano letivo, sendo que a APM previa mesmo uma ligeira melhoria dos resultados após a realização das provas.

A Português, a outra disciplina a que os alunos do 3º ciclo do ensino básico prestam provas finais, a média este ano foi de 58%, ligeiramente melhor que os 56% registados em 2014.

Os resultados dos alunos do 9º ano foram divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

“O Ministério da Educação e Ciência salienta que estes resultados mostram ainda a existência de uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes, o que vem confirmar a necessidade de as escolas identificarem cada vez mais cedo essas dificuldades nos primeiros anos do ensino básico, aplicando as medidas de apoio definidas e implementadas pelas escolas desde 2012”, refere o ministério em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Afinal Deus é benevolente, agora deu 10 cérebros a cada um dos jovens e instalou-os na cabeça dos dedos das mãos e no lugar do cérebro colocou uma batata… podre!!!
    É esta a juventude do futuro, que não tem a capacidade de fazer uma multiplicação de 1 x 1?!!!!! Tem de utilizar o computador porque no cérebro não existe absolutamente nada… Sinceramente não invejo esta juventude e tenho muita pena do futuro deles!!!!!!
    O descalabro do ensino a quem beneficia?!!!!!! Responda quem quer e possa!!!!!… Simplexicamente vergonhoso…….

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …