Aluno encontrou “bicharocos” numa refeição escolar

-

Os alunos da escola básica do 1º ciclo das Laranjeiras, em Lisboa, voltarão a ter refeições quentes nesta terça-feira, depois de a cantina da escola ter sido encerrada na sexta-feira para desbaratização, afirmou o diretor do agrupamento, Amílcar Santos.

De acordo com o responsável, “um aluno detetou uns bicharocos” na refeição, pelo que a escola notificou a Câmara Municipal de Lisboa, a quem cabe a supervisão das infraestruturas deste nível de ensino.

“Aquilo que fizemos foi notificar a Câmara, que procedeu de imediato, na sexta-feira, juntamente com a ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica], a uma inspeção. Decidiu-se encerrar nesse dia a cantina, para que no sábado fosse feita uma desinfeção e colocação das armadilhas necessárias, o que foi feito”, afirmou.

Na sexta-feira e na segunda-feira, os mais de 300 alunos tiveram “uma refeição volante”, mas nesta terça-feira “já começam as refeições quentes, através de uma empresa de catering”, disse o responsável, destacando que esta foi uma solução ponderada, porque “a alternativa era encerrar a escola”.

Apesar de destacar que está a ser feito um controlo dos insetos, Amílcar Santos referiu que as refeições ainda não serão confecionadas na escola porque “continua pendente um problema de gás na caldeira, que impede a água quente de chegar à cozinha, o que uma empresa vai retificar esta semana”.

Em resposta a questões da agência Lusa, a autarquia esclarece que foi detetada a “existência de uma praga de infestantes na cozinha e refeitório daquele estabelecimento de ensino, [e um] problema de funcionamento da hote e da caldeira”, acrescentando que, assim que aqueles “estiverem resolvidos, solicita-se uma vistoria à ASAE, podendo esta determinar o levantamento da interdição”.

Depois da interdição da cozinha e refeitório da escola, no sábado passado, realizou-se a “desinfestação de todos os espaços escolares, havendo um reforço da ação na cozinha”. “A caldeira já está a funcionar e a hote (chaminé com exaustor) aguarda que se terminem os trabalhos de reparação”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …