Aluno de Harvard ajudou a decifrar o misterioso código secreto dos Incas

Manny Medrano, aluno da Universidade de Harvard, conseguiu decifrar o misterioso código secreto dos Incas: o quipo, um sistema de cordas com nós que representa a forma de comunicação usada na época e que nunca ninguém conseguiu decifrar.

Os Incas não tinham um sistema de escrita. Em vez disso, tinham um sistema de codificação conhecido como quipo, um conjunto de cordas com nós de diferentes cores.

Segundo o Boston Globe, há em todo o mundo quase mil exemplos destes “códigos incaicos” mas nunca ninguém conseguiu decifrar o mecanismo por detrás deste sistema de cordas que tem o aspeto de um mero objeto de artesanato.

O mistério foi agora descoberto por Manny Medrano, um aluno da Universidade de Harvard. Durante as suas férias, o jovem comprou seis exemplares de quipos a um colecionador italiano e descobriu o código secreto dos Incas.

“Temos a tendência de encarar a linguagem como algo falado ou escrito”, explica Medrano. “Mas o quipo rompe com esse limite imposto por nós próprios e faz da linguagem algo que se pode perceber, tocar e manobrar com as mãos“, acrescenta.

O estudante fez gráficos onde dispôs os instrumentos incas de forma a compará-los com um antigo documento das autoridades espanholas, um censo que terá vindo da mesma região dos Incas. “Era uma coincidência demasiado forte para ser só uma coincidência”, afirma Medrano.

Durante a análise, o aluno de Harvard reparou que o número de cores das cordas coincidia com o número de nomes do censo espanhol. Por exemplo, se houvesse oito “João”, estariam todos representados pela mesma cor, enquanto os “Pedro” estariam marcados com outra cor diferente.

Os quipos eram semelhantes e provenientes de um vale da costa norte do Peru, enquanto o documento fazia referência a 132 contribuintes de uma aldeia. No total, os seis quipos tinham exatamente 132 conjuntos de seis cordas cada um. “Havia muitas cores distintas, diversidade suficiente para codificar um idioma”, conta Manny Medrano.

Em janeiro, o jovem estudante e um especialista em quipos da Universidade de Harvard, Gary Urton, vão descrever detalhadamente as descobertas num artigo a publicar na revista Ethnohistory.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Em janeiro, o jovem estudante e um especialista em quipos da Universidade de Harvard, Gary Urton, vão descrever detalhadamente as descobertas num artigo a publicar na revista Ethnohistory.

      Leia o artigo inteiro infeliz… kkkk

      • O artigo, como diz, é de facto infeliz …
        Actualmente está na moda extrapolar meras especulações como sendo grandes descobertas e propagandeadas de forma espampanante !
        Lembro-me p.ex. de títulos do tipo “Mistérios da grande pirâmide finalmente desvendados” e quando se lê tudo se esfuma pois não passam de especulações não provadas ! (aliás, mesmo algo tivesse sido decifrado, o que decididamente não o foi, muito mais poderá vir a ser descoberto que necessite de explicação).
        No caso dos quipos, quem perceber um pouco de estatística saberá que 6 exemplares de quipos não constituem uma amostragem suficiente para definir nada, tampouco uma linguagem completa! E já agora, quem perceber um pouco de método científico saberá que a “decifração’ irá requerer confirmação por outra via que… não existe!
        Ou seja, tudo aquilo que for dito não poderá ser nem confirmado nem refutado! Será então uma pura especulação !
        Mas há quem goste e engula tudo … !

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …