Aluno de Harvard ajudou a decifrar o misterioso código secreto dos Incas

Manny Medrano, aluno da Universidade de Harvard, conseguiu decifrar o misterioso código secreto dos Incas: o quipo, um sistema de cordas com nós que representa a forma de comunicação usada na época e que nunca ninguém conseguiu decifrar.

Os Incas não tinham um sistema de escrita. Em vez disso, tinham um sistema de codificação conhecido como quipo, um conjunto de cordas com nós de diferentes cores.

Segundo o Boston Globe, há em todo o mundo quase mil exemplos destes “códigos incaicos” mas nunca ninguém conseguiu decifrar o mecanismo por detrás deste sistema de cordas que tem o aspeto de um mero objeto de artesanato.

O mistério foi agora descoberto por Manny Medrano, um aluno da Universidade de Harvard. Durante as suas férias, o jovem comprou seis exemplares de quipos a um colecionador italiano e descobriu o código secreto dos Incas.

“Temos a tendência de encarar a linguagem como algo falado ou escrito”, explica Medrano. “Mas o quipo rompe com esse limite imposto por nós próprios e faz da linguagem algo que se pode perceber, tocar e manobrar com as mãos“, acrescenta.

O estudante fez gráficos onde dispôs os instrumentos incas de forma a compará-los com um antigo documento das autoridades espanholas, um censo que terá vindo da mesma região dos Incas. “Era uma coincidência demasiado forte para ser só uma coincidência”, afirma Medrano.

Durante a análise, o aluno de Harvard reparou que o número de cores das cordas coincidia com o número de nomes do censo espanhol. Por exemplo, se houvesse oito “João”, estariam todos representados pela mesma cor, enquanto os “Pedro” estariam marcados com outra cor diferente.

Os quipos eram semelhantes e provenientes de um vale da costa norte do Peru, enquanto o documento fazia referência a 132 contribuintes de uma aldeia. No total, os seis quipos tinham exatamente 132 conjuntos de seis cordas cada um. “Havia muitas cores distintas, diversidade suficiente para codificar um idioma”, conta Manny Medrano.

Em janeiro, o jovem estudante e um especialista em quipos da Universidade de Harvard, Gary Urton, vão descrever detalhadamente as descobertas num artigo a publicar na revista Ethnohistory.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Em janeiro, o jovem estudante e um especialista em quipos da Universidade de Harvard, Gary Urton, vão descrever detalhadamente as descobertas num artigo a publicar na revista Ethnohistory.

      Leia o artigo inteiro infeliz… kkkk

      • O artigo, como diz, é de facto infeliz …
        Actualmente está na moda extrapolar meras especulações como sendo grandes descobertas e propagandeadas de forma espampanante !
        Lembro-me p.ex. de títulos do tipo “Mistérios da grande pirâmide finalmente desvendados” e quando se lê tudo se esfuma pois não passam de especulações não provadas ! (aliás, mesmo algo tivesse sido decifrado, o que decididamente não o foi, muito mais poderá vir a ser descoberto que necessite de explicação).
        No caso dos quipos, quem perceber um pouco de estatística saberá que 6 exemplares de quipos não constituem uma amostragem suficiente para definir nada, tampouco uma linguagem completa! E já agora, quem perceber um pouco de método científico saberá que a “decifração’ irá requerer confirmação por outra via que… não existe!
        Ou seja, tudo aquilo que for dito não poderá ser nem confirmado nem refutado! Será então uma pura especulação !
        Mas há quem goste e engula tudo … !

RESPONDER

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …

Portugal é “campeão” dos atrasos na aplicação de medidas anti-corrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anti …

"Cansado da insolência dos europeus", Irão renuncia a dois compromissos do acordo nuclear

O Irão libertar-se-á “resolutamente” de dois outros dos seus compromissos no quadro do acordo internacional sobre o seu programa nuclear “a partir de 7 de julho”, noticiou esta terça-feira a agência iraniana Fars, citando um …

Héctor Herrera já terá data de apresentação definida no Atlético de Madrid

O internacional mexicano Héctor Herrera vai ser reforço do Atlético de Madrid para as próximas épocas a partir do próximo dia 1 de julho. De acordo com o que escreve esta terça-feira o jornal catalão Mundo …

Ferro Rodrigues escreveu a Itália: "Miguel Duarte agiu por razões humanitárias"

O presidente da Assembleia da República transmitiu ao homólogo italiano a apreensão do parlamento com o processo de Miguel Duarte, investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, defendendo que o jovem português …

Últimos moradores do prédio Coutinho ficam sem gás

Os últimos 11 moradores do prédio Coutinho, no centro de Viana do Castelo, ficam esta terça-feira sem fornecimento de gás, afirmou Agostinho Correia, residente que admite ser "difícil" continuar a "fazer vida" no edifício já …