Aluno de Harvard ajudou a decifrar o misterioso código secreto dos Incas

Manny Medrano, aluno da Universidade de Harvard, conseguiu decifrar o misterioso código secreto dos Incas: o quipo, um sistema de cordas com nós que representa a forma de comunicação usada na época e que nunca ninguém conseguiu decifrar.

Os Incas não tinham um sistema de escrita. Em vez disso, tinham um sistema de codificação conhecido como quipo, um conjunto de cordas com nós de diferentes cores.

Segundo o Boston Globe, há em todo o mundo quase mil exemplos destes “códigos incaicos” mas nunca ninguém conseguiu decifrar o mecanismo por detrás deste sistema de cordas que tem o aspeto de um mero objeto de artesanato.

O mistério foi agora descoberto por Manny Medrano, um aluno da Universidade de Harvard. Durante as suas férias, o jovem comprou seis exemplares de quipos a um colecionador italiano e descobriu o código secreto dos Incas.

“Temos a tendência de encarar a linguagem como algo falado ou escrito”, explica Medrano. “Mas o quipo rompe com esse limite imposto por nós próprios e faz da linguagem algo que se pode perceber, tocar e manobrar com as mãos“, acrescenta.

O estudante fez gráficos onde dispôs os instrumentos incas de forma a compará-los com um antigo documento das autoridades espanholas, um censo que terá vindo da mesma região dos Incas. “Era uma coincidência demasiado forte para ser só uma coincidência”, afirma Medrano.

Durante a análise, o aluno de Harvard reparou que o número de cores das cordas coincidia com o número de nomes do censo espanhol. Por exemplo, se houvesse oito “João”, estariam todos representados pela mesma cor, enquanto os “Pedro” estariam marcados com outra cor diferente.

Os quipos eram semelhantes e provenientes de um vale da costa norte do Peru, enquanto o documento fazia referência a 132 contribuintes de uma aldeia. No total, os seis quipos tinham exatamente 132 conjuntos de seis cordas cada um. “Havia muitas cores distintas, diversidade suficiente para codificar um idioma”, conta Manny Medrano.

Em janeiro, o jovem estudante e um especialista em quipos da Universidade de Harvard, Gary Urton, vão descrever detalhadamente as descobertas num artigo a publicar na revista Ethnohistory.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Em janeiro, o jovem estudante e um especialista em quipos da Universidade de Harvard, Gary Urton, vão descrever detalhadamente as descobertas num artigo a publicar na revista Ethnohistory.

      Leia o artigo inteiro infeliz… kkkk

      • O artigo, como diz, é de facto infeliz …
        Actualmente está na moda extrapolar meras especulações como sendo grandes descobertas e propagandeadas de forma espampanante !
        Lembro-me p.ex. de títulos do tipo “Mistérios da grande pirâmide finalmente desvendados” e quando se lê tudo se esfuma pois não passam de especulações não provadas ! (aliás, mesmo algo tivesse sido decifrado, o que decididamente não o foi, muito mais poderá vir a ser descoberto que necessite de explicação).
        No caso dos quipos, quem perceber um pouco de estatística saberá que 6 exemplares de quipos não constituem uma amostragem suficiente para definir nada, tampouco uma linguagem completa! E já agora, quem perceber um pouco de método científico saberá que a “decifração’ irá requerer confirmação por outra via que… não existe!
        Ou seja, tudo aquilo que for dito não poderá ser nem confirmado nem refutado! Será então uma pura especulação !
        Mas há quem goste e engula tudo … !

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …