Já é possível alugar painéis solares para poupar na conta da luz

2

greensambama / Flickr

Chegou a Portugal a start-up norueguesa Otovo que permite alugar painéis solares, poupando na conta da luz sem ter que fazer um grande investimento inicial.

Numa altura em que os preços da electricidade e do gás continuam a subir, a Otovo espera crescer rapidamente em Portugal, com uma oferta que prevê o aluguer de painéis solares para consumo doméstico.

As famílias podem comprar os painéis solares, se assim quiserem e puderem. Em alternativa, podem assinar um contrato de subscrição mensal por um período mínimo de 20 anos.

O investimento em painéis solares pode ser demasiado elevado para algumas famílias. Assim, a Otovo permite o aluguer destes dispositivos, transformando a energia solar num “serviço”, como explica ao Jornal de Negócios o director-geral da start-up em Portugal, Manuel Pina.

“A nossa proposta de valor é precisamente para ajudar as famílias a reduzir a sua dependência das operadores e diminuírem os seus custos de electricidade”, refere ainda Manuel Pina, anterior responsável da Uber em Portugal.

Serviço contratado numa plataforma online

O serviço poderá ser contratado numa plataforma online, onde o consumidor pode pesquisar a melhor oferta para o seu caso, com base na localização da habitação e na identificação do respectivo telhado através do sistema GPS.

O consumidor terá, assim, acesso a informação sobre o número e o tipo dos painéis solares de que precisa, bem como a dados sobre a produção anual de energia e sobre as poupanças que conseguirá.

Depois disso segue-se um leilão entre os instaladores de painéis solares registados na plataforma até que o cliente receba uma proposta que lhe agrade. Quando a aceita, pode então escolher o modelo de pagamento (pronto pagamento ou subscrição mensal).

Nesta altura, a plataforma da Otovo tem apenas quatro instaladores de painéis solares alojados. Mas está a angariar mais parceiros por todo o país.

Painéis Solares, Otovo

Exemplo de pesquisa na plataforma Otovo.

Poupança de 7 euros por mês

Em termos de poupança, Manuel Pina dá o exemplo de uma família de Leiria que tinha uma factura de electricidade de 98 euros. Com a adesão aos painéis solares, a factura desce para 57 euros, valor ao qual se somam 32 euros da subscrição mensal paga à Otovo.

Assim, no fim de contas, a factura final rondará os 89 euros, ou seja, uma poupança de 7 euros por mês. No fim do ano, a poupança pode chegar aos 90 euros, como refere Manuel Pina.

A Otovo é líder do mercado norueguês na venda de sistemas fotovoltaicos para residências e o “único fornecedor” de energia solar independente activo na Europa, como refere o Eco. Está também presente na Suécia, em França e em Espanha.

“A Otovo quer ser a plataforma líder no mercado solar residencial na Europa“, refere Manuel Pina citado pelo Eco. “Sendo Portugal um dos países da Europa com maior percentagem da população a viver em vivendas, com maior exposição solar e com uma das menores taxas de penetração de sistemas solares residenciais, é um mercado chave para atingir esta ambição“, aponta.

ZAP //

2 Comments

  1. É interessante ver como a Otovo está trazendo soluções inovadoras para o mercado solar em Portugal. Alugar painéis solares como serviço é uma verdadeira mudança de jogo, especialmente em um momento em que muitas famílias estão procurando maneiras de gerenciar seus custos de energia diante da alta nos preços da eletricidade. Esse modelo não apenas torna a energia solar mais acessível, mas também a transforma em um serviço que se adapta às necessidades individuais sem a barreira do investimento inicial.

    A integração de uma plataforma digital para selecionar, contratar e gerenciar sistemas solares simplifica todo o processo, tornando mais conveniente para as famílias desfrutarem da energia solar. Com o modelo da Otovo, as famílias podem economizar significativamente enquanto contribuem para um futuro sustentável. Será interessante ver como essa abordagem evolui e cresce em Portugal, potencialmente estabelecendo um novo padrão para soluções residenciais de energia solar na região.

    Se você está interessado em aprender mais sobre abordagens inovadoras à energia solar em Portugal, confira esta página interessante da Voltaicos para descobrir mais sobre suas ofertas e os benefícios das soluções de energia solar no Algarve: Voltaicos.

  2. Escolher comprar painéis solares em vez de alugá-los pode ser uma escolha financeira mais vantajosa, oferecendo um retorno maior sobre o investimento. Se está interessado em saber mais sobre essa opção, visite Voltaicos para explorar suas soluções solares.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.