/

Famílias podem poupar até 677 euros por ano com troca para o mercado regulado do gás

5

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

As simulações do Governo antecipam enormes poupanças para as famílias que adiram ao mercado regulado de gás natural a partir de 1 de outubro.

Uma simulação do Ministério do Ambiente e da Ação Climática antecipa que as famílias possam vir a poupar 677 euros por ano se optarem por aderir à tarifa regulada do gás a partir de 1 de outubro.

Na quinta-feira, o governo anunciou que as famílias e pequenos empresários que estão no mercado liberalizado de gás natural vão poder regressar ao mercado regulado, onde as tarifas são ditadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a partir de outubro o que protege os clientes dos aumentos dos preços.

A medida abrange 1,5 milhões de clientes e surge como resposta às subidas das tarifas anunciadas pela EDP Comercial e pela Galp. “Perante este cenário no mercado internacional, no contexto internacional onde compramos o gás que fornecemos às famílias portuguesas, esta atualização de preços tornou-se inevitável”, disse a presidente da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, à Lusa.

“Face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp confirma que irá proceder a um aumento dos preços do gás em outubro numa ordem de grandeza a indicar brevemente”, anunciou a Galp.

As simulações do executivo já têm em conta o aumento médio de 3,9% da tarifa regulada previsto para 1 de outubro, o que contrasta bastante com os aumentos médios anunciados pelas empresas no mercado liberalizado, que oscilam entre os 150% e os 190%, lembra o Jornal Económico.

No caso de um casal com dois filhos (sem aquecimento central e com consumo anual de 292 metros cúbicos), a mudança levaria a uma poupança entre os 45 e 56 euros mensais, segundo as contas da tutela.

A fatura média mensal no mercado regulado é 25 euros enquanto que contra os 70 a 81 euros praticados no mercado livre. Nas simulações de um casal sem aquecimento central e com consumo anual de 138 metros cúbicos, as poupanças podem atingir 375 euros anuais. No geral, trocar para o mercado regulado pode original poupanças entre os 65% e os 70%.

ZAP //

5 Comments

  1. 1..É fantástico ver um governo que não faz porra nenhuma… Ah está caro mudem de fornecedor… Basicamente é isto…
    2…as contas estão mal feitas o mercado regulado vai ter que inevitávelmente aumentar os preços mais tarde ou mais cedo ajustando os preços à realidade…
    3…quando os preços forem altos no mercado regulado o mercado livre é mais dinâmico certamente vai refletir mais depressa a descida do que o mercado regulado…
    4…pais comunista onde as pessoas são tentadas a não RR concorrência nem opção de escolha é isso que se quer?

  2. Quem paga a diferença???? Ou será que o Duarte Cordeiro pensa que o diferencial entre o preço/M3 no mercado regulado e no mercado liberalizado é margem de lucro. Mais uma para enganar os tolos, música para boi dormir. A isso chama-se défice tarifário. Não pagas agora, pagas mais tarde, mas com juros, e do belo.

  3. Quem é que vai pagar o custo do gás do “mercado regulado”?
    Que eu saiba, ainda não há poços de gás em Portugal…
    Lá vou eu pagar novamente o meu e o dos outros… sempre a mesma lengalenga de almoços grátis.. já não há pachorra!

  4. Não temos mais que fazer..os lobbies mandam nisto..ora mudem para aqui ou mudem para ali.e que tal mudem de governo? É tudo igual quem nos lixa mais são as empresas nacionais.TAP s…Galps..lusopontes…eetc. ora porra para isto.farto…

  5. Ameaçaram os clientes , com a obrigatoriedade de mudarem para outros fornecedores de Eletricidade no mercado livre , Anos a fio sendo que a EDP iria acabar com os contratos no mercado regulado . Muitas Pessoas caíram na asneira de mudar de distribuidor que por fim aplicou preços superiores ao mercado regulado . Agora vem novamente este “artista” a convencer os clientes para se mudarem para a regulação dos preços da Energia , sabendo que o labirinto para conseguir tal , é un autentico “duel” a travar com as concessionárias , que não é da capacidade de “todos” o enfrentarem . Nos contratos estabelecidos com extensos parágrafos as (letras microscópicas ) são lixadas !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.