Altice acaba com as marcas Portugal Telecom e Meo

Ecole polytechnique Université Paris-Saclay / Flickr

Patrick Drahi, proprietário e presidente da Altice

As marcas Meo e PT Empresas vão desaparecer em Portugal dentro de um ano e passar a chamar-se Altice, marca global que será adotada em todas as operações de telecomunicações do grupo francês, que entra hoje “numa nova era”.

“O que nos faltava até agora era ter uma marca global única, que refletisse a natureza internacional e digital do nosso grupo, que reforça a força das nossas marcas e que vai reinventar o futuro”, disse o presidente executivo da Altice, Michel Combes, num encontro com jornalistas, em Nova Iorque, para anunciar a nova marca global do grupo, que inclui países como EUA, França, Portugal, Israel e República Dominicana.

Com a assinatura ‘Together Has No Limits’ (em união não há limites), Michel Combes anunciou a nova estratégia global – um grupo, uma marca – e explicou que o nome, a marca e o novo logótipo vão substituir gradualmente as atuais marcas em cada operação da Altice no mundo.

Assente no princípio “uma estratégia, uma convergência”, o primeiro país a arrancar com o ‘rebranding’ (mudança de marca) será a República Dominicana, no terceiro trimestre deste ano, mas sobre Portugal Combes não avança para já um calendário, limitando-se a dizer que está “para breve”.

“Deverá ser como em França, temos de selecionar o melhor ‘timing’ para fazer esta transição”, disse o gestor, sendo certo que todas as marcas comerciais terão o seu processo concluído até ao segundo trimestre de 2018.

No que diz respeito às marcas do segmento empresarial (‘business to business’ -B2B) o nome passará a ser Altice Business, adiantou Michel Combes, que, no entanto, não revela os valores do investimento de todo este processo.

Em Portugal, a transição será realizada de forma gradual. No final, equipamentos, lojas e edifícios, nomeadamente a sede em Picoas, Lisboa, terão mudado a sua marca.

De fora deste ‘rebranding’ ficam todos os ativos de media do grupo e as marcas demasiado especializadas e com públicos-alvo muito específicos. Em Portugal, destaca-se o Sapo no primeiro caso e o Uzo e o Moche no segundo, que continuam assim a manter o seu nome, tal como o jornal português Público já tinha noticiado anteriormente.

Caracterizando o grupo como “uma família”, com “uma mistura de culturas”, mas uma “partilha de mindsets’, Michel Combes afirmou: “As pessoas são o nosso melhor ativo. Quando nos juntamos, não há nada que não possamos alcançar”.

É que o termo “together”, refere-se precisamente às combinações implícitas ao ADN da Altice: global e local, América e Europa, tecnologia e talento, telecomunicações, conteúdos e publicidade, serviços e produtos.

Por isso mesmo, a assistir em simultâneo ao anúncio que decorre em Long Island, e em muitos casos por ‘streaming’, estão os cerca de 50 mil trabalhadores de todo o grupo.

Parte “desta família” e “uma das pessoas mais icónicas”, destacou Michel Combes, é o jogador português de futebol Cristiano Ronaldo, disse o gestor, apontando que o mesmo representa os principais valores do grupo: “É global, rápido, responsável, dedicado e corajoso”.

Nos próximos dias arranca uma campanha publicitária nos vários países onde o grupo está presente e durante o dia de hoje a marca vai estar em destaque nos ecrãs gigantes de Times Square.

Durante esta visita intensa à Altice USA em Nova Iorque, Combes lembrou que depois de 15 anos de inovação, aquisições e crescimento baseados na visão do fundador Patrick Drahi, este era “o momento certo” para marcar a unificação e o reforço da marca Altice, assente numa estratégia de convergência: telecomunicações, conteúdos e publicidade.

“Este é o nosso caminho. Este é o caminho da Altice”, resumiu.

Citado num comunicado, o presidente da PT, Paulo Neves, reforça ainda que “a Altice inicia hoje uma era de inequívoca aposta na construção de um operador global convergente e líder em telecomunicações, conteúdos, dados, media, entretenimento e publicidade”.

Fundada em 2001 pelo empreendedor Patrick Drahi, a Altice é um grupo internacional de telecomunicações e multimédia, que está presente em dez territórios, quatro continentes, nomeadamente nos mercados europeu e americano, com cerca de 50 milhões de clientes e receitas superiores a 24 mil milhões de euros em 2016.

// Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Eu não percebo nada de markting, mas “ALTICE” é um nome bem foleiro que certamente vai ter um impacto negativo nas vendas…. mas os experts em negocio são eles…

    • Não é ALTICE. Vai ser ALICE !

      Veja os slogans:
      – Pacote da ALICE – o pacote que lhe dá mais por menos
      – ALICE TV+NET+VOZ – Ligue-se à Alice de todas as formas
      – ALICE – O melhor pacote do mercado

  2. Em meu entender o nome não interessa desde que o serviço prestado seja bom.
    Face à experiência que tenho, qualquer que seja o nome, a reputação dos serviços será sempre a mesma: miserável e o Cliente nunca tem razão.
    Quando o Cliente tem razão refugiam-se em procedimentos internos que os Clientes desconhecem para justificarem as acções sabendo que o Cliente não vai para tribunal por alguns euros…
    No limite chateia-se e muda de operadora…
    Se podem façam isso… Pelo menos uma das outras é portuguesa…

  3. ” As marcas Meo e PT Empresas vão desaparecer em Portugal ”
    azar… agora que estava a pensar mudar para a MEO … !

  4. Finalmente, já nem podia ouvir esses nomes soava-me a Zeinal Mohamed Bava e Ricardo Salgado e claro o agricultor. Só por causa desses nomes passei para a Vodafone. Estou muito melhor.
    O contribuinte já pagou uma vez, não necessita de continuar a pagar mensalmente.
    Que se erga uma empresa nacional novamente!

  5. O problema não é a mudança de nome, triste mesmo é termos ficado sem a PT… , ANA, CTT, EDP, REN…
    Desfazem-se das empresas nucleares e futuramente pouco teremos verdadeiramente nosso. Essas empresas dão prejuízos? Nas mãos dos novos donos possivelmente dão lucros… porque será?

    • Oh Catramolho… se fosse só esse, estávamos de parabéns…. esqueceste de mencionares todos os outros que por lá passaram nos últimos 43 anos…. Olha o tamanhão da lista!!!!!!

  6. Já agora e para demonstrarem que são os melhores há que pôr preços e condições comparáveis aos praticados em França, ou será que se vão refugiar no que já por cá temos e continuar a aumentar sem nada mais dar em troca?.

  7. Mais um pouco e Portugal também muda o nome, para fugir a imagem dos corruptos. Lol

    Empresa com serviço péssimo é a PT/MEO.

RESPONDER

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …