Uma alteração no design do YouTube poderia reduzir drasticamente as suas emissões de CO2

É necessária uma enorme quantidade de energia para alimentar os servidores e as redes que nos permitem assistir a milhares de milhões de horas de vídeo todos os dias no YouTube. Mas uma pequena alteração no design poderia diminuir drasticamente as suas emissões de dióxido de carbono (CO2).

Com base nas estimativas de energia elétrica usada para fornecer aos utilizadores os vídeos do YouTube em 2016, uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, calculou que a pegada de carbono da empresa tecnológica equivale a cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Contudo, uma simples alteração no design, que permitisse aos utilizadores ouvir o áudio no YouTube através de uma tela inativa, poderia reduzir a pegada de carbono entre 100 e 500 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. A redução equivale à pegada de dióxido de carbono anual de cerca de 30.000 casas no Reino Unido.

Segundo o New Scientist, este recurso está, atualmente, disponível para assinantes do YouTube Premium. Para os utilizadores que usufruem da plataforma sem gastar qualquer cêntimo, ouvir música ou o áudio de um determinado video exige que a aplicação seja mantida aberta e que a tela permaneça ativa.

O modo de rádio é um exemplo de uma das características de sustentabilidade que as empresas tecnológicas têm vindo a implementar de modo a reduzir o desperdício digital. Segundo o investigador Daniel Schien, há outros recursos que podem servir de solução, como incluir a opção de desabilitar os vídeos da reprodução automática.

Cabe às empresas delinear os serviços que possam ser entregues eficientemente para todo o planeta”, remata o investigador da Universidade de Bristol.

As estimativas da equipa de cientistas foram baseadas em dados públicos fornecidos pela própria plataforma, assim como em dados de energia dos data centers da Netflix, que os investigadores acreditam serem muito semelhantes em eficiência às redes do YouTube.

Além disso, os cientistas estimaram a proporção de utilizadores que assistem em diferentes dispositivos com base nos números fornecidos pela BBC.

A pesquisa foi apresentada esta quinta-feira conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, em Glasgow.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …