Alojamento universitário é “problema sério” que requer “esforço coletivo”

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse esta sexta-feira, no Porto, que a falta de alojamento universitário é um “problema importante e sério”, cuja resolução requer um “esforço coletivo”.

À margem do YES Meeting, congresso internacional organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), o governante considerou que a questão da habitação deve implicar um “esforço de todos”, desde Governo, autarquias, instituições de ensino superior e entidades do setor privado.

“É um problema que hoje é típico em todos os centros urbanos que têm e querem atrair estudantes, mas a solução não passa apenas por medidas do foro legal, mas por uma intervenção coletiva de todos, desde estudantes, famílias, autarquias e instituições de ensino superior”, frisou.

Manuel Heitor salientou que a falta de alojamento universitário é um “problema crescente em todo o mundo”. O mercado da habitação está a passar “um bom momento”, o que se traduz no “aumento do preço da habitação”, lembrou.

No âmbito do Plano Nacional da Habitação está em curso um programa que, nos próximos dois ou três anos, irá libertar cerca de 1.500 camas, recordou, acrescentado que “isso não chega, sendo necessário fazer mais”.

“É preciso fazer mais de forma descentralizada e, sobretudo, cada vez mais promover processos de regulação e de intervenção dos estudantes. Temos casos muito importantes, por exemplo, em Braga são as próprias associações de estudantes que regulam a qualidade e preço do alojamento”, afirmou.

Apesar de considerar esta questão importante, o governante adiantou que a principal prioridade em termos públicos “tem sido e continuará a ser” providenciar apoio social direto aos estudantes.

Manuel Heitor afirmou que o Governo tem trabalhado em melhorar consideravelmente o serviço de bolsas diretas para estudantes e para garantir o financiamento público para a ação social.

“Essa é a nossa prioridade e é aquilo que estamos a fazer com a prioridade máxima e que deve ser o principal do Estado, através do orçamento público para o ensino superior”.

Atualmente, adiantou, há cerca de 70.000 estudantes bolseiros, sendo uma das prioridades aumentar e melhorar a ação social direta aos estudantes.

Na quinta-feira, o reitor da Universidade do Porto disse que “gostaria de poder contar não só com o apoio da Câmara do Porto, mas também do Governo” para resolver o problema da falta de alojamento para os estudantes universitários.

António Sousa Pereira defendeu então ser necessário “construir mais quartos, rentabilizar de forma mais eficiente aqueles que já existem e enveredar por outras soluções, provavelmente recorrer ao aluguer de quartos a terceiros para disponibilizar a estudantes”.

Questionado sobre esta sugestão, Manuel Heitor referiu que são soluções desse tipo que em diferentes contextos urbanos devem ser feitas de formas diferentes por cada uma das instituições.

“Parecem-me bem todas as soluções que as instituições tenham cada centro urbano tem as suas próprias especificidades, não existe uma solução para todas, hoje temos um leque muito diversificado de situações”, concluiu.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …