Alojamento local já ocupa 41% das casas do centro histórico de Lisboa

Simon Collison / Flickr

Cerca de 41% das casas localizada no centro histórico de Lisboa (freguesia de Santa Maria Maior) destinam-se ao alojamento local, de acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Apesar das medidas lançadas pela Câmara Municipal de Lisboa para travar a saída dos cidadãos do centro histórico da capital, os turistas continuam em força no “coração” da cidade de Lisboa. De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia nesta quinta-feira, mais de 40% das casas do centro de Lisboa são alojamentos locais.

Este valor resulta do cruzamento entre o número de casas destinadas ao arrendamento de curta duração, registadas oficialmente, com o universo de casas apuradas pelo INE durante os Censos de 2011.

Segundo o diário, trata-se de um cálculo aproximado, que pode pecar por defeito por não incluir os alojamentos ilegais e por excesso por incluir casas que deixaram entretanto de estar destinadas a turistas. Já em agosto de 2017, o Negócios já tinham feito o mesmo cálculo: na época, a percentagem de ocupação havia ficado nos 34% – ou seja, deu-se um crescimento de sete pontos percentuais.

Por cada quilómetro quadrado da freguesia de Santa Maria Maior – que abrange Alfama, Castelo e Mouraria –, há quase 3000 alojamentos locais com capacidade para albergar mais de 15 mil turistas, de acordo com os registos oficiais.

Nos períodos em que estes alojamentos estão lotados, tipicamente no verão, por cada 100 residentes há 184 a 197 turistas a pernoitar nestes bairros, aponta ainda o matutino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem quer casar com o chimpanzé? Bonobos acasalam por causa das mães

Este tipo de chimpanzé tem um comportamento muito próximo do dos humanos. Mas se acha que a sua mãe se intromete demasiado na sua vida sexual, saiba que, pelo menos, não é um bonobo macho. As …

A colisão com um planeta anão pode ter "estragado" o lado oculto da Lua

Da Terra, vemos sempre o mesmo da Lua. Contudo, esse lado é bem diferente do lado oculto do nosso satélite natural. O contraste entre as duas partes da Lua tem intrigado os astrónomos. Se se …

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …