Almofadas velhas aumentam risco de acne e alergias

Lauren Randolph / Flickr

Almofadas devem ser substituídas a cada seis meses.

As almofadas devem ser substituídas a cada seis meses.

É daquelas pessoas que mantém uma relação tão forte com a sua almofada que não a substitui há anos? Se a sua resposta é positiva, saiba que está a aumentar a possibilidade de desenvolver alergias e acne.

Com que frequência deveria trocar a sua almofada? Mais ou menos, a cada seis meses, afirma Robert Oexman, director do Sleep to Live Institute, e definitivamente a cada dois anos, de acordo com o estudo da WebMD, empresa americana que fornece serviços de informação sobre saúde.

Quase 70% das pessoas consideram as almofadas extremamente importantes para uma boa noite de sono e, por isso mesmo, mantêm a mesma por muito mais tempo que o recomendado.

Em declarações ao The Huffington Post, Oexman diz que as almofadas «não deveriam ser usadas por mais de seis meses».

E porquê? Simples. Uma enorme quantidade de minúsculas criaturas e lixo acumulam-se na almofada onde, noite após noite, se deita o rosto. Óleo e células epiteliais mortas ficam presas no interior, o que pode causar acne. Também os ácaros gostam de se alojar nas entranhas da sua almofada.

Deixando de parte a incómoda imagem destes pequenos bichos a viver alegremente nas nossas almofadas, a acumulação de ácaros pode causar sérios problemas de saúde.

Cerca de 20 por cento das pessoas sofrem de alergias. Desta percentagem, cerca de dois terços são alérgicas aos ácaros existentes dentro de casa, explica, ao The Huffington Post, Mark R. Neustrom, especialista em alergias e asma.

Bem diferente da alergia a gatos, a proteína que dispara a reacção aos ácaros não se transmite pelo ar. Segundo Neustrom, sintomas particularmente fortes durante a manhã são sinal de que o problema pode estar na almofada.

A boa notícia, é que os ácaros não são um risco para as pessoas – para além das já referidas alergias ou crises de asma.

Porém, isso não significa que se queira dormir com centenas de milhares destes pequenos bichinhos.

Capas herméticas podem ajudar, assim como lavar a roupa de cama – e, já agora, a almofada – regularmente.

E aquele velho truque de medir a firmeza da almofada, dobrando-a ao meio e colocando um sapato em cima para ver se ele fica no sítio? Oexman explica que isso não tem qualquer relação com a verdade. «Se usarmos como exemplo uma almofada de alguém que dorme de barriga para baixo, vai ser uma bem fina. Se se dobrar, não vai começar a voar, mas continuará a ser adequado a quem dorme de bruços», conclui Oexman.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …