Almofadas velhas aumentam risco de acne e alergias

Lauren Randolph / Flickr

Almofadas devem ser substituídas a cada seis meses.

As almofadas devem ser substituídas a cada seis meses.

É daquelas pessoas que mantém uma relação tão forte com a sua almofada que não a substitui há anos? Se a sua resposta é positiva, saiba que está a aumentar a possibilidade de desenvolver alergias e acne.

Com que frequência deveria trocar a sua almofada? Mais ou menos, a cada seis meses, afirma Robert Oexman, director do Sleep to Live Institute, e definitivamente a cada dois anos, de acordo com o estudo da WebMD, empresa americana que fornece serviços de informação sobre saúde.

Quase 70% das pessoas consideram as almofadas extremamente importantes para uma boa noite de sono e, por isso mesmo, mantêm a mesma por muito mais tempo que o recomendado.

Em declarações ao The Huffington Post, Oexman diz que as almofadas «não deveriam ser usadas por mais de seis meses».

E porquê? Simples. Uma enorme quantidade de minúsculas criaturas e lixo acumulam-se na almofada onde, noite após noite, se deita o rosto. Óleo e células epiteliais mortas ficam presas no interior, o que pode causar acne. Também os ácaros gostam de se alojar nas entranhas da sua almofada.

Deixando de parte a incómoda imagem destes pequenos bichos a viver alegremente nas nossas almofadas, a acumulação de ácaros pode causar sérios problemas de saúde.

Cerca de 20 por cento das pessoas sofrem de alergias. Desta percentagem, cerca de dois terços são alérgicas aos ácaros existentes dentro de casa, explica, ao The Huffington Post, Mark R. Neustrom, especialista em alergias e asma.

Bem diferente da alergia a gatos, a proteína que dispara a reacção aos ácaros não se transmite pelo ar. Segundo Neustrom, sintomas particularmente fortes durante a manhã são sinal de que o problema pode estar na almofada.

A boa notícia, é que os ácaros não são um risco para as pessoas – para além das já referidas alergias ou crises de asma.

Porém, isso não significa que se queira dormir com centenas de milhares destes pequenos bichinhos.

Capas herméticas podem ajudar, assim como lavar a roupa de cama – e, já agora, a almofada – regularmente.

E aquele velho truque de medir a firmeza da almofada, dobrando-a ao meio e colocando um sapato em cima para ver se ele fica no sítio? Oexman explica que isso não tem qualquer relação com a verdade. «Se usarmos como exemplo uma almofada de alguém que dorme de barriga para baixo, vai ser uma bem fina. Se se dobrar, não vai começar a voar, mas continuará a ser adequado a quem dorme de bruços», conclui Oexman.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …