Almofadas velhas aumentam risco de acne e alergias

Lauren Randolph / Flickr

Almofadas devem ser substituídas a cada seis meses.

As almofadas devem ser substituídas a cada seis meses.

É daquelas pessoas que mantém uma relação tão forte com a sua almofada que não a substitui há anos? Se a sua resposta é positiva, saiba que está a aumentar a possibilidade de desenvolver alergias e acne.

Com que frequência deveria trocar a sua almofada? Mais ou menos, a cada seis meses, afirma Robert Oexman, director do Sleep to Live Institute, e definitivamente a cada dois anos, de acordo com o estudo da WebMD, empresa americana que fornece serviços de informação sobre saúde.

Quase 70% das pessoas consideram as almofadas extremamente importantes para uma boa noite de sono e, por isso mesmo, mantêm a mesma por muito mais tempo que o recomendado.

Em declarações ao The Huffington Post, Oexman diz que as almofadas «não deveriam ser usadas por mais de seis meses».

E porquê? Simples. Uma enorme quantidade de minúsculas criaturas e lixo acumulam-se na almofada onde, noite após noite, se deita o rosto. Óleo e células epiteliais mortas ficam presas no interior, o que pode causar acne. Também os ácaros gostam de se alojar nas entranhas da sua almofada.

Deixando de parte a incómoda imagem destes pequenos bichos a viver alegremente nas nossas almofadas, a acumulação de ácaros pode causar sérios problemas de saúde.

Cerca de 20 por cento das pessoas sofrem de alergias. Desta percentagem, cerca de dois terços são alérgicas aos ácaros existentes dentro de casa, explica, ao The Huffington Post, Mark R. Neustrom, especialista em alergias e asma.

Bem diferente da alergia a gatos, a proteína que dispara a reacção aos ácaros não se transmite pelo ar. Segundo Neustrom, sintomas particularmente fortes durante a manhã são sinal de que o problema pode estar na almofada.

A boa notícia, é que os ácaros não são um risco para as pessoas – para além das já referidas alergias ou crises de asma.

Porém, isso não significa que se queira dormir com centenas de milhares destes pequenos bichinhos.

Capas herméticas podem ajudar, assim como lavar a roupa de cama – e, já agora, a almofada – regularmente.

E aquele velho truque de medir a firmeza da almofada, dobrando-a ao meio e colocando um sapato em cima para ver se ele fica no sítio? Oexman explica que isso não tem qualquer relação com a verdade. «Se usarmos como exemplo uma almofada de alguém que dorme de barriga para baixo, vai ser uma bem fina. Se se dobrar, não vai começar a voar, mas continuará a ser adequado a quem dorme de bruços», conclui Oexman.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …