Está a nascer em Almeirim a terceira maior produção de cenouras bebés do mundo

CenourasA pandemia de covid-19 atrasou os planos, mas o projecto para a primeira unidade de produção de cenouras bebés da Europa e a terceira maior do mundo, que está a nascer em Almeirim, Santarém, recebeu um novo impulso com o interesse de um investidor norte-americano.

Um fundo norte-americano manifestou interesse em investir no projecto da empresa Fresh 52 que pretende criar em Almeirim, no distrito de Santarém, a primeira unidade de produção de cenouras bebés da Europa.

O Jornal de Negócios apurou que esse fundo, cujo nome não é conhecido, está disposto a investir mais de 30 milhões de euros no projecto. “O negócio deverá ficar fechado até ao final do Verão”, afiança a publicação económica.

O projecto da Fresh 52 prevê um investimento total de 50 milhões de euros para transformar Almeirim na “capital europeia das cenouras bebés”, como salienta o mesmo jornal.

Neste momento, só há duas grandes produções de cenouras bebés embaladas em todo o mundo, ambas na Califórnia, como nota o Negócios. Ex-dirigentes dessas duas unidades fazem parte da sociedade que detém a Fresh 52, ainda de acordo com o mesmo diário.

O projecto sofreu “um atraso” devido à pandemia de covid-19, como nota no Negócios o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.

Mas, agora, deverá acelerar, até fruto desse interesse do fundo norte-americano que é “especializado em investimentos no sector da agricultura, e tem no portefólio projetos na Califórnia, México e Austrália“, como destaca o Negócios.

A unidade de produção de cenouras bebés vai receber também fundos públicos através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), além de contar com empréstimos bancários.

O investimento de dinheiros públicos explica-se com o facto de ser “uma oportunidade única de desenvolvimento da economia portuguesa“, como destaca ao Negócios fonte oficial da Fresh 52.

“Este projeto será instrumental na melhoria da economia local e regional, devido à criação de emprego e ao aumento do valor das exportações portuguesas“, salienta ainda a empresa.

O projecto prevê a produção de cenouras bebés para snacks embalados numa exploração de cinco mil hectares, garantindo 180 empregos.

No contrato assinado com a AICEP em 2018, previa-se uma facturação de 35 milhões de euros em 2022, com 99% do valor relativo a exportações, ainda segundo dados do Negócios.

A empresa previa ainda “um volume de vendas e prestação de serviços de cerca de 326,9 milhões de euros” em 2027, como cita o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal Arbitral Internacional afasta Isabel dos Santos da Galp

A Sonangol foi declarada como única proprietária do investimento feito na Galp, segundo a sentença do Tribunal Arbitral Internacional. O Tribunal Arbitral Internacional afastou Isabel dos Santos da Galp. A posição indireta na petrolífera portuguesa era …

Criada ferramenta para ajudar a prever aumentos de covid-19 em países africanos

Uma equipa de investigadores criou uma ferramenta para ajudar a prever aumentos de casos de covid-19 em países africanos. Um dos obstáculos se estiver a tentar orientar as políticas e proteger as pessoas da covid-19 é …

Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República. O …

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …