Cenouras, MMA e hotéis de luxo. Negócios de Cristiano Ronaldo apanhados na OpenLux

O nome de Cristiano Ronaldo foi apagado dos registos dos beneficiários de empresas com sede no Luxemburgo, mas, ainda assim, a investigação OpenLux chegou a alguns dos negócios que fez com a sociedade que teve naquele país até ao ano passado.

Em Maio de 2020, a sociedade de Cristiano Ronaldo, CRS Holding, que estava sedeada no Luxemburgo e tinha um capital social ligeiramente superior a 16 milhões de euros, foi dissolvida.

O futebolista resolveu transferir esses activos para Lisboa, onde criou a empresa CR Lifestyle Unipessoal Limitada.

Nesse momento, o nome do futebolista desapareceu do Registo dos Beneficiários Efectivos (RBE), uma lista tornada pública pelo Luxemburgo que revela os proprietários das empresas com domicílio no país e que serviu de base à investigação OpenLux, feita por um consórcio internacional de jornalistas.

Uma situação semelhante aconteceu com a lenda do golfe Tiger Woods que estava registado como o beneficiário da Parkridge Holdings que se mudou para o Luxemburgo em 2019, depois de ter estado registada na Holanda, outro país que oferece vantagens fiscais.

Essa holding teria mais de 218 milhões de dólares em activos, mas no fim de 2020, foi dissolvida e transferida para Malta, outro paraíso fiscal.

Aquando dessa dissolução, o nome de Tiger Woods também desapareceu do registo público luxemburguês, como reporta o Miami Herald, um dos media que integra o consórcio de investigação.

“É uma enorme brecha”

Não se pode dizer que a remoção dos registos seja indevida, mas essa possibilidade de remover nomes é um problema no âmbito de investigações em torno de lavagem de dinheiro, por exemplo.

É uma enorme brecha se a informação pode desaparecer de um dia para o outro. De uma perspectiva investigativa, os registos históricos são críticos na cadeia de evidências”, destaca, em declarações ao Miami Herald, Thom Townsend, director da organização Open Ownership que faz advocacia pela transparência financeira.

“O que vimos nos Panama Papers é que os actores corruptos mudam a propriedade bastante regularmente, para evitar que uma pessoa seja rastreada”, acrescenta ainda, evidenciando assim a falha do registo público que o Luxemburgo utiliza como um grande sinal da transparência do país.

Sócio das irmãs Williams e de Stallone e Ben Affleck

Mas se o Registo dos Beneficiários Efectivos parece não ter memória, ainda assim os jornalistas envolvidos na OpenLux conseguiram detectar várias operações financeiras realizadas pela holding de Ronaldo antes da dissolução. Fizeram-no através dos registos do comércio que detalham as operações das empresas.

Assim, e como reporta a revista financeira luxemburguesa PaperJam, foi possível ter acesso ao relatório de contas de 2019 da CRS Holding, onde se destaca um volume de negócios de 300 mil euros depois de Ronaldo ter pago dívidas superiores a 8 milhões de euros em 2017.

Depois disso, o jogador teve que pagar 18,8 milhões de euros ao Fisco espanhol, no âmbito do processo fiscal de que foi alvo antes de deixar o Real Madrid.

Os registos do comércio revelam ainda a participação de Ronaldo em várias empresas, nomeadamente na área dos hotéis de luxo, na Pestana CR7 (50%), onde as tenistas Serena e Venus Williams também têm acções, e no Carlton Palácio (50%).

Além disso, Cristiano Ronaldo terá também adquirido, através da CRS Holding, uma participação na UFC Co-Investment Holdco, a empresa que controla o Ultimate Fighting Championship que organiza o mais importante campeonato do mundo de Artes Marciais Mistas (ou MMA na sigla em Inglês).

Neste caso, o futebolista é “sócio” de outros famosos como os actores Sylvester Stallone e Ben Affleck, e, mais uma vez, as irmãs Williams, e ainda a também tenista Maria Sharapova.

Mais surpreendente é que, conforme avança o PaperJam, Ronaldo também terá adquirido uma participação de 10% num negócio de venda de cenouras pré-embaladas.

Esses activos financeiros estarão, agora, no seio da CR Lifestyle Unipessoal Limitada ou de alguma das outras empresas de que o futebolista é proprietário.

O atleta tem um verdadeiro império em investimentos diversos que vão desde os hotéis de luxo ao imobiliário, passando por uma clínica de tratamentos capilares e por têxteis e perfumes, entre outros.

O dinheiro que Cristiano Ronaldo geria através da CRS Holding, que já tinha sido citada nos Football Leaks, em 2018, é apenas uma gota de água numa fortuna que a Forbes avaliou, no final de 2020, em 880 milhões de euros.

 

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho

Treinador português vai liderar a Roma e pretenderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, tal como …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …