Cerca de 97% dos alimentos destinados a crianças não são saudáveis

Na correria do dia a dia, os alimentos industrializados passam por ser uma opção na alimentação das crianças. Contudo, os alimentos que supostamente foram feitos a pensar nelas, não são uma opção saudável e contribuem muito para a crescimento da obesidade infantil.

Uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde para conter a obesidade infantil é proibir a comercialização de alimentos não saudáveis ​​dirigidos a crianças. A OMS reconhece que a publicidade influencia as preferências alimentares e os padrões de consumo da população infantil. Portanto, regulamentar esse marketing deve ser uma prioridade para os governos.

A comercialização desses produtos foi reconhecida na Europa como um dos fatores de risco que contribuem para a obesidade infantil e para o desenvolvimento de doenças não transmissíveis.



Neste sentido, o Governo espanhol anunciou medidas para tentar conter o enorme índice de obesidade e excesso de peso na população infantil. Uma delas é proibir a publicidade de alimentos não saudáveis ​​dirigida a menores de 15 anos.

Os últimos dados do Estudo ALADINO 2019 trouxeram mais uma vez à tona a enorme incidência de obesidade infantil em Espanha. 40% das crianças entre os 6 e os 9 anos sofrem desta condição no país vizinho. Estima-se que destes, 60% irão continuar a ter excesso de peso quando forem mais velhos.

Segundo a OMS, a promoção de alimentos e bebidas para crianças concentra-se principalmente em produtos ricos em gordura, açúcar ou sal.

Os resultados de um estudo da Universidade Miguel Hernández, que contou com mais de 3000 alimentos disponíveis no mercado espanhol, são bastante preocupantes. Dos 563 alimentos destinados a crianças, 97% foram classificados como não saudáveis.

Para além disso, 62% dos produtos eram ricos em gordura, 59% em açúcares livres, 45% em gordura saturada e outros 45% em sal.

De acordo com o The Conversation, os produtos destinados a crianças ou adolescentes apresentam pior qualidade nutricional do que os outros. Isso deve-se ao maior teor de energia, açúcares, sal e gordura saturada, e há fraca presença de proteína e fibra.

Em 2005, o Código PAOS nasceu em Espanha como uma forma de autor-regular a publicidade de alimentos e bebidas dirigida a menores. O código era voluntário e qualquer empresa de alimentos poderia aderir a ele.

Após 15 anos, o código PAOS mostrou-se totalmente ineficaz, principalmente devido ao seu caráter voluntário e à ausência de sanções. A verdade é que muitos estudos têm demonstrado o incumprimento por parte de empresas que se comprometeram voluntariamente a aplicá-lo.

Desta forma viu-se a necessidade de implementar um sistema regulatório para a publicidade de alimentos para crianças que garanta um alto grau de proteção aos menores. O Ministério do Consumidor espanhol propõe permitir a publicidade para crianças apenas no caso de alimentos considerados saudáveis.

A Food Standards Agency do Reino Unido foi a primeira instituição a desenvolver critérios para detetar alimentos ricos em gordura saturada, sal ou açúcar. O objetivo desse modelo de perfil nutricional foi reduzir a exposição das crianças à publicidade desses alimentos na televisão.

Por sua vez, o escritório regional da OMS na Europa (WHO-E) também desenvolveu o seu próprio modelo em 2015. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o ​​escritório regional da OMS no Mediterrâneo Oriental também seguiram estes passos. Entre as metas estava limitar a comercialização de alimentos não saudáveis ​​para crianças.

Como realça o The Conversation, os resultados de vários estudos mostram que a grande maioria dos alimentos destinados a crianças não são saudáveis, mas como as medidas voluntárias não são eficazes, são necessárias mais ações para garantir um alto nível de proteção à população infantil contra a comercialização de produtos não saudáveis.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era pura e simplesmente proibir a venda de tais produtos! Se está provado por A mais B que são prejudiciais, provocando graves consequências na saúde das crianças porque razão se continuam a comercializar? Interessa a quem? Em Portugal “resolveu-se” o problema com uma medida extraordinária: a aplicação de taxas!!!É ridículo!!

RESPONDER

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …