O primeiro contacto com aliens seria útil na guerra na Ucrânia

Quando uma tripulação de extraterrestres decidir que os humanos já estão maduros o suficiente, eles vão falar connosco. Star Trek? Sim, mas não só.

Estamos em 2063. O cientista Zefram Cochrane consegue pôr no ar um voo de “motor de dobra”. Afinal, as viagens mais rápidas do que a luz são possíveis.

Mas esse voo é detectado por uma nave próxima…

A tripulação alienígena presente nessa nave acha que a humanidade já amadureceu o suficiente para o primeiro contacto. Os aliens vão falar com os terrestres.

Isto é tudo Star Trek? Sim, mas não só.

Não podemos descartar esse cenário”, avisa Michael Garrett, director do Jodrell Bank Center de Astrofísica.

O presidente do Comité Permanente da Academia Internacional de Astronáutica em Busca de Inteligência Extraterrestre disse ao portal Science Focus que “qualquer civilização alienígena provavelmente será significativamente mais avançada do que nós. Eles podem estar camuflados”.

Se algum dia nos apercebermos de que há mesmo vida extraterrestre, será através de um sinal detectado num observatório. Não deverá ser através da chegada de uma nave.

Nesse eventual encontro, por cá, o processo começa por verificar o sinal, por um laboratório independente. E uma verificação secreta.

Depois, o país em causa e a ONU serão informados, antes do anúncio ao público em geral (embora o próprio presidente tenha dúvidas de que este protocolo seja mesmo cumprido, no momento da grande descoberta).

Saber que há seres longe da Terra é muito mais do que uma descoberta para a Ciência. “Terá um valor que será compreendido pelos governos muito rapidamente. Em algum nível, os cientistas precisam de se proteger”, avisou o especialista.

E, chegando esse sinal, vamos compreender? Traduzir? Saberemos responder?

Não se sabe. Mas, se a civilização extraterrestre for realmente avançada, facilmente transmitiremos um sinal que eles possam detectar.

Se confirmarmos que há outros seres no Universo, vamos mudar a forma como nós vemos; mais iluminados, mais unidos. Aceleraria a nossa própria maturidade política, ética e moral.

E até deveremos ficar mais pacíficos: vamos dar prioridade à exploração, não à guerra ou à ganância. Em tempos de conflito na Ucrânia (e não só), um contacto com aliens seria útil.

Mas a reacção dos humanos vai depender muito da distância que nos separa. “Se os alienígenas estiverem dentro do Sistema Solar, acho que as pessoas ficarão preocupadas. Mas se eles estiverem do outro lado da Galáxia, acho que as pessoas ficariam empolgadas com isso”, considera o professor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.