Algoritmo pode “farejar” material nuclear contrabandeado

Um novo algoritmo pode permitir uma mais rápida e menos dispendiosa deteção de materiais nucleares nas fronteiras. Além disso, o algoritmo consegue diferenciar a radiação benigna e ilícita na mesma carga.

“Esperamos que as descobertas sejam úteis para reduzir os falsos positivos nos monitores de radiação, mesmo em cenários com várias fontes presentes, e permitam o uso de detetores económicos, como cintiladores orgânicos”, diz Angela DiFulvio, autora correspondente do estudo publicado em abril na Nature Scientific Reports.

Esta inovação poderá ser importante para prevenir o contrabando de material nuclear, que pode ser usado com intuito terrorista. Desta forma, com uma maior eficácia e com um menor custo, este algoritmo pode ajudar a detetar material nuclear perigoso.

Segundo a Futurity, o algoritmo consegue identificar sinais fracos de radiação, como aqueles vistos em materiais revestidos com plutónio, que absorve a radiação. Os investigadores acreditam que possa ser utilizado nas fronteiras para controlar a entrada ou saída de material radioativo.

“Há também a preocupação de que alguém possa mascarar uma fonte radioativa, ou material nuclear especial, usando materiais radioativos que ocorrem naturalmente, como granito ou areia de gato”, explica a autora principal do estudo, Sara Pozzi.

“À medida que os veículos ou caixas são examinados, os dados do detetor podem ser corridos nestes algoritmos que diferenciam as diferentes fontes. Os algoritmos podem identificar rapidamente se materiais nucleares especiais estão presentes”, acrescentou.

O que acontece é que muitas vezes o material nuclear contrabandeado é escondido no meio de fontes de radiação benigna, de forma a tentar enganar os detetores. Este tipo de material pode ser usado para fabricar bombas atómicas, razão pela qual todo o cuidado é pouco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …