Algoritmo desconhecido define dinheiro para as escolas

USP Imagens

A organização internacional pede mais transparência ao Governo português na forma como é distribuído o dinheiro pelas escolas.

O relatório, elaborado pela OCDE sobre a distribuição de recursos pelas escolas portuguesas, recomenda mais transparência ao Governo na forma como é distribuído o dinheiro pelas escolas. Para a OCDE, os critérios são “opacos” e “obscuros” e prejudicam a eficácia do ensino.

O relatório lido pela TSF acrescenta ainda que “existe um algoritmo para definir o financiamento por escola, mas o seu conteúdo não é público“. Desta forma, o relatório critica a fragmentação das autoridades que decidem sobre estes financiamentos.

Além disso, aponta ainda, as decisões sobre os recursos humanos são insuficientemente ligadas a questões de qualidade e eficiência.

Os diretores das escolas não têm incentivos para gastar menos dinheiro do que o orçamento que têm disponível, pois se o fizerem são penalizados no ano seguinte com menos transferências por parte do Estado. Aliás, a TSF acrescenta que, por vezes, até pode valer a pena gastar mais para tentar que noutros anos o orçamento seja superior.

O dinheiro transferido para as escolas depende do número de alunos, programas específicos e do tal algoritmo para despesas não relacionadas com salários, o que leva a que muitos dos entrevistados pelos técnicos da OCDE digam que existe, de facto, opacidade.

Desta forma, a OCDE lança o alerta: “Portugal deve considerar afastar-se do seu complexo e obscuro processo de elaboração dos orçamentos das escolas a favor de uma fórmula mais transparente e publicamente debatida“.

Cerca de 5,1% do PIB é gasto em educação, um número muito superior aos gastos de outros países na Europa do Sul, havendo assim uma margem para melhorar a eficiência das despesas neste setor.

Segundo o estudo, o próximo passo passa por “aumentar a transparência, a prestação de contas e a avaliação do financiamento da educação escolar”, “numa mudança gradual para uma fórmula de financiamento escolar transparente e publicamente debatida, baseada nos níveis de necessidades dos alunos e das escolas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Roménia quer adotar o euro até 2024

A Roménia espera adotar o euro até 2024 e pretende contribuir durante a sua presidência da União Europeia, que começa a 1 de janeiro, para reduzir as distâncias entre antigos e novos membros. "O nosso objetivo …

Há risco de irrealismo no preço das casas em Lisboa e Porto, alerta a Moody's

A Moody's prevê que os preços das casas continuem a subir em Portugal, mas adianta que em algumas zonas os aumentos não foram normais. De acordo com a agência de rating Moody's, os preços das casas …

PSD quer cortar metade do IRS dos senhorios nos contratos com mais de 10 anos

O PSD leva esta quinta-feira à Assembleia da República dez projetos-lei sobre habitação e arredamento. Um dos projetos que vai a votos propõe que se reduza a taxa de IRS para senhorios em metade nos …

Antiga Feira Popular dá "jackpot" à Câmara de Lisboa. Medina quer gastar em casas acessíveis

A Câmara de Lisboa arrecadou esta quarta-feira mais 85,5 milhões do que estimava no leilão dos terrenos de Entrecampos, dinheiro que será investido em habitação a custos acessíveis, adiantou o presidente, Fernando Medina "O resultado desta …

Um cometa verde vai passar pela Terra na segunda-feira (e qualquer pessoa vai poder vê-lo)

A cada 5,4 anos, o cometa 46P/Wirtanen orbita o Sol, passando pelos céus da Terra durante o caminho. Este ano, a sua visita é este mês. Geralmente, o cometa 46P/Wirtanen está demasiado longe para o podermos …

May consegue adiar a sua queda, mas não tira o Brexit da corda bamba

Mais de treze horas de incerteza em que o coração de Theresa May voltou a bater depressa demais. A primeira-ministra sobreviveu à moção de censura, mas tem pela frente mais um osso duro de roer: …

Ministra da Saúde reage às demissões no D. Estefânia (e acaba por criticar a sua secretária de Estado)

A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu esta quarta-feira que o Hospital pediátrico D. Estefânia é “uma das jóias da coroa” e não pode ser desfalcado, mas lembrou que “não abundam pediatras no país” e …

Sócios do Sporting vão decidir em AG se Bruno de Carvalho continua suspenso

Os sócios do Sporting vão decidir no sábado em Assembleia Geral se Bruno de Carvalho vai permanecer suspenso, na apreciação do recurso do ex-presidente do clube. Da ordem de trabalho para a reunião magna, marcada para …

CDS cola Governo de Costa a Sócrates. "Um país a cair aos pedaços"

O CDS-PP "colou" nesta quarta-feira vários ministros de António Costa ao Governo de José Sócrates, responsabilizando-os pelos problemas financeiros que dificultam a recuperação de infraestruturas de "um país a cair aos pedaços". "As infraestruturas públicas estão, …

Stormy Daniels condenada a pagar 257 mil euros a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares, cerca de 257 mil euros, a Donald Trump para cobrir os gastos do Presidente dos EUA com a justiça. A atriz pornográfica Stormy Daniels, cujo nome real …