/

Algo estranho empurrou estrelas e fez um buraco na Via Láctea (e não se sabe o que é)

16

(dr) Annedirkse

A Via Láctea, vista do Paquistão

Há algo a abrir buracos na nossa galáxia. Nós não o conseguimos ver e pode não ser feito de matéria normal. Os telescópios não o detetaram diretamente, mas há de certeza algo estranho a acontecer.

“É uma bala densa de alguma coisa”, disse Ana Bonaca, investigadora do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que descobriu estas evidências. A evidência de Bonaca, apresentada na conferência de 15 de abril da American Physical Society em Denver, é uma série de buracos no fluxo estelar mais longo da galáxia, o GD-1.

Fluxos estelares são linhas de estrelas que se movem juntas através de galáxias, muitas vezes originadas em pequenas bolhas de estrelas que colidiram com a galáxia em questão. As estrelas em GD-1, remanescentes de um “aglomerado globular” que mergulhou na Via Láctea há muito tempo, estão estendidas numa longa linha no céu.

Em condições normais, a corrente deveria ser uma linha, esticada pela gravidade da galáxia. Os astrónomos esperariam um único espaço no ponto em que o aglomerado globular original estava antes das suas estrelas se afastarem em duas direções.

Mas Bonaca mostrou que o GD-1 tem um segundo buraco. E essa lacuna tem uma margem irregular, como se algo enorme tivesse mergulhado na corrente há não muito tempo, arrastando estrelas com a sua enorme gravidade. GD-1, ao que parece, foi atingido por essa bala invisível.

“Não conseguimos mapeá-lo para qualquer objeto luminoso que tenhamos observado”, disse Bonaca à Live Science. “É muito mais massivo do que uma estrela. Algo como um milhão de vezes a massa do Sol. Não há estrelas dessa massa. Podemos descartar isso. E se fosse um buraco negro, seria um preto supermassivo do tipo que encontramos no centro da nossa própria galáxia”.

Não é impossível que haja um segundo buraco negro supermassivo na galáxia. Mas espera-se ver algum sinal, como chamas ou radiação do seu disco de acréscimo. A maioria das grandes galáxias parece ter apenas um único buraco negro supermassivo no seu centro.

Sem objetos gigantes, brilhantes, visíveis a sair de GD-1, e sem evidência de um segundo buraco negro supermassivo oculto na nossa galáxia, a única opção óbvia que resta é um grande aglomerado de matéria escura. Isso não significa que o objeto é definitivamente absolutamente feito de matéria escura, ressalvou Bonaca.

“Pode ser que seja um objeto luminoso que foi para algum lugar e está escondido em algum lugar da galáxia”, acrescentou. Mas isso parece improvável, em parte devido à grande escala do objeto. “Sabemos que estão a 30 a 65 anos-luz“, disse. “Do tamanho de um aglomerado globular.”

Mas é difícil descartar totalmente um objeto luminoso, em parte porque os investigadores não sabem com que velocidade se estava a mover durante o impacto. Sem uma resposta para isso, é impossível ter certeza de onde a “coisa” terá ido.

Ainda assim, a possibilidade de encontrar um objeto real da matéria escura é tentadora. De momento, os astrónomos não sabem o que é matéria escura. A matéria luminosa, o material que conseguimos ver, parece ser apenas uma pequena fração do que há lá fora. As galáxias unem-se como se houvesse algo pesado dentro delas, agrupadas nos centros e criando uma enorme gravidade. A maioria dos físicos raciocina que há algo mais e invisível.

Esta esfera densa de algo invisível que mergulha na nossa Via Láctea oferece aos físicos uma nova evidência de que a matéria escura pode ser real. Sugeriria que a matéria escura é realmente “desajeitada”, como prevê a maioria das teorias sobre o seu comportamento.

Se a matéria escura é “desajeitada”, é concentrada em pedaços irregulares distribuídos entre galáxias. Algumas teorias alternativas, incluindo teorias que sugerem que a matéria escura não existe, não incluiriam aglomerados e teriam os efeitos da matéria escura distribuída suavemente pelas galáxias.

Até agora, a descoberta de Bonaca é única, tão nova que ainda não foi publicada numa revista. A investigadora baseou-se em dados da missão Gaia, um programa da Agência Espacial Europeia para mapear milhões de estrelas na Via Láctea e os seus movimentos pelo céu.

Bonaca reforçou os dados com observações do Telescópio Multi-Espelho no Arizona, que mostrou que estrelas se estavam a mover em direção à Terra e que corpos se estavam a afasta. Bonaca quer fazer mais projetos de mapeamento para revelar outras regiões do céu onde algo invisível parece estar a derrubar estrelas. O objetivo é mapear aglomerados de matéria escura por toda a Via Láctea.

ZAP //

16 Comments

  1. É sério que vcs não sabem o que provocou esta rachadura como se fosse uma cicatriz?

    Vcs só podem estar de brincadeira!!!!!

  2. Há algo a abrir buracos na nossa galáxia. Nós não o conseguimos ver e pode não ser feito de matéria normal. Os telescópios não o detetaram diretamente, mas há de certeza algo estranho a acontecer.

    Claro, não pode ser detectado, porque não é do nosso universo a origem disto, a semelhança do bigbang(bigbangs)!
    Os cientistas andam a dormir em pé!
    O triste é que,será preciso centenas ou milhares de anos, para se provar o óbvio!
    Bigbang não veio do nada, só não pôde ser detectado, porque veio do outro lado do tecido espaço no outro tempo(universo)!

  3. Fónix. Não pode haver notícia do espaço que os brasileiros vêm logo comentar… Isto deveria merecer uma análise.
    Começo a pensar que os brasileiros são ET’s

  4. Esse fenômeno interestelar envole muito mais do que se apresenta, pois tende a ver com assuntos relacionados com o retorno de Cristo, conforme Ele mesmo prometeu quando esteve aqui neste mundo. A escritora Ellen G. White, escreveu, no Livro o Grande Conflito, que naquele dia o Céu se abrirá e aparecerá um sinal da metade da mão de um homem, cujo sinal se expandirá até tomar toda a abóbada celeste. Será a Volta de Jesus para julgar este mundo, o Juízo Final.

    • Quarto segredo de Fátima revelado!
      Mas é claro DEUS peidou-se e afastou umas poucas de estrelas. Agora imagine-se o tamanho do cú de deus.
      Mas…acho mesmo que isso teve a ver com a vitoria dos diabos vermelhos.
      Para acabar com as dúvidas vou perguntar à dona Olga de Beirais e volto para contar, ela sabe de certeza.

  5. Talvez por sermos os seres mais evoluídos desse universo ainda não estaríamos preparados pra aceitar a abertura desses portais mas temos que aceitar que temos um ser superior que estar nos dando a chance de saber tudo o que realmente e e o que devemos realmente saber para ter nos a evolução

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.