Encontro de galáxias deixa buraco negro supermassivo “quase nu”

Uma equipa de astrónomos usou a visão rádio super nítida do VLBA (Very Long Baseline Array) do NSF (National Science Foundation) e descobriu os restos de uma galáxia que passou por uma outra galáxia maior, emergindo dessa fusão um buraco negro com uma velocidade de mais de 2000 km/s.

As galáxias estão a mais de 2 mil milhões de anos-luz da Terra e o seu encontro, que ocorreu há milhões de anos atrás, retirou quase todas as estrelas e gás da galáxia mais pequena.

O que restou do “choque” entre as galáxias foi um buraco negro com apenas 3.000 anos-luz – em comparação, a nossa Via Láctea mede aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro.

A descoberta foi feita como parte de um programa para detetar buracos negros supermassivos, milhares de milhões de vezes mais massivos que o Sol, que não estão no centro de galáxias.

NRAO/AUI/NSF

O buraco negro supermassivo "quase nu", conceito artístico

O buraco negro supermassivo “quase nu”, conceito artístico

“Estávamos à procura de pares de buracos negros supermassivos, com um deslocamento do centro da galáxia e sinais indicadores de uma fusão galáctica anterior,” explica James Condon, do NRAO (Observatório Nacional de Rádio-Astronomia).

“Em vez disso, encontrámos este buraco negro que estava a escapar da galáxia maior e a deixar para trás um rastro de detritos. Nunca tínhamos visto nada assim,” destaca.

As observações dos investigadores revelaram que os buracos negros supermassivos de quase todas as galáxias analisadas se encontravam no centro das mesmas.

No entanto, um objeto, num aglomerado de galáxias não encaixava nesse padrão. Estudos posteriores mostraram que o objeto, chamado B3 1715+425, é um buraco negro supermassivo rodeado por uma galáxia muito pequena – e parece estar “a fugir” de uma galáxia muito maior.

Os cientistas concluíram que o objeto é o que resta da colisão da galáxia pequena com uma ainda maior que terá “roubado” a maioria das estrelas, deixando um buraco negro supermassivo “quase nu”.

O buraco negro, dizem os especialistas, provavelmente irá perder ainda mais massa e deixará de formar novas estrelas.

“Daqui a cerca de mil milhões de anos, será provavelmente invisível,” destaca James Condon.

Segundo o investigador, podem existir muitos mais destes objetos, que têm origem em encontros galácticos, que os astrónomos não conseguiram detetar.

No entanto, os cientistas vão continuar à procura e esperam que futuras observações lhes permitam descobrir objetos semelhantes e talvez alguns dos buracos negros supermassivos binários que originalmente procuravam.

ZAP / CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …