“Há algo de muito errado” no sistema de ensino brasileiro

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Bolsonaro diz que “há algo de muito errado” no sistema de ensino do Brasil e defende a criação de uma Operação Lava Jato na Educação.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou esta segunda-feira, no Twitter, que “há algo de muito errado” no sistema de ensino brasileiro, defendendo novamente a criação de uma ‘Operação Lava Jato’ na Educação, resultado de uma parceria interministerial.

“Há algo de muito errado a acontecer: as prioridades a serem ensinadas e os recursos aplicados. Para investigar isso, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia e Controladoria Geral da União, criaram a Lava-Jato da Educação”, escreveu Bolsonaro no Twitter, a principal ferramenta de comunicação do Presidente com os brasileiros.

Segundo o chefe de Estado, em 2003, o Ministério da Educação (MEC) gastou cerca de 30 mil milhões de reais, cerca de sete mil milhões de euros, em Educação, e, em 2016, gastou quatro vezes mais, chegando aos 130 mil milhões de reais, cerca de 30 mil milhões de euros.

“O Brasil gasta mais em educação em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) do que a média de países desenvolvidos. No entanto, ocupa as últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)”, argumentou.

Bolsonaro revelou ainda a existência de “dados” que “revelam indícios muito fortes que a máquina está a ser usada para a manutenção de algo que não interessa” ao país sul-americano.

No passado dia 15 de fevereiro, o novo Governo brasileiro já tinha anunciado que daria início a uma ‘Operação Lava Jato’ no sistema educativo.

Numa primeira fase, vão ser investigados “indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do Ministério da Educação” e de outros organismos vinculados durante “gestões anteriores”, disse o Ministério da Educação em comunicado.

O ministério revelou que enviará todos os documentos necessários para que as autoridades “possam aprofundar as investigações”, abrir expedientes e “propor medidas judiciais oportunas”.

“Lava Jato” é a designação dada à vasta operação que investigou desvios milionários que ocorreram durante quase uma década na empresa estatal Petrobras e que levou à prisão de empresários e políticos, entre eles o ex-Presidente Luíz Inácio Lula da Silva (2003-2011).

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se esta palerma foi mesmo o mais votado pelos brasileiros, realmente há um problema muito grave no sistema de ensino brasileiro!
    E não só!…

  2. Aqui até poderei estar de acordo com ele, pois tenho observado certas pequenas filmagens do dia a dia dos brasileiros e francamente deixam muito a desejar no que toca a falar o português, mais parecem uns primitivos a expressarem-se, mas possivelmente também não será por este lado que o senhor presidente se mostrará preocupado.

RESPONDER

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …