Algarvia suspeita de fingir cancro amealhou milhares de euros em donativos

1

Laura Taylor / Flickr

Daniela Costa convenceu a família de que sofria de cancro no útero, que se teria estendido aos pulmões e ossos

Uma mulher de 32 anos, que vive em Albufeira, no Algarve, terá fingido um cancro, amealhando milhares de euros em donativos. Daniela Costa chegou a rapar o cabelo, para confirmar a alegada doença, mas sofrerá, afinal, de um distúrbio mental.

Segundo o JN, Daniela Costa, mãe de três filhos residente em Albufeira, terá simulado sofrer de um cancro, durante os últimos três anos, recebendo milhares de euros em donativos. A mulher, de 32 anos, rapou o cabelo e tirou fotografias em hospitais e no Instituto Português de Oncologia para confirmar que sofria da doença.

No decurso do esquema, foram realizados vários espectáculos solidários e leilões, além de peditórios, para recolha de verbas para a ajudarem a combater uma doença de que afinal Daniela Costanunca padeceu.

A situação, conta o JN, “gerou uma onda de revolta em Albufeira”, onde o assunto é o tema central de todas as conversas.

A fraude foi descoberta esta segunda-feira “por um médico da Fundação Champalimaud, em Lisboa, que estranhou o comportamento da mulher e alertou a polícia, que a levou para o Hospital São Francisco Xavier”.

Na referida unidade hospitalar, foi diagnosticada com Síndrome de Münchhausen, “um transtorno fictício, em que as pessoas fingem ou causam a si mesmo doenças ou traumas psicológicos”, acrescenta o jornal.

Entretanto, as pessoas que a ajudaram em Albufeira estão indignadas com a situação. “Toda a gente que a ajudou agora está em choque. As pessoas nem acreditam que isto aconteceu”, relata uma moradora de Albufeira.

“Houve quem tivesse promovido jantares, angariações de fundos, concertos e festas. Havia ‘latinhas’ para recolher apoio para a Daniela em lojas e estabelecimentos de restauração. Cheguei a promover peditórios para a ajudar. Por fim, ela já só queria dinheiro e vales”, conta por sua vez uma moradora ao CM.

Daniela Costa, mãe de três filhos com 14, 8 e 7 anos, terá convencido a própria família de que sofria de um “cancro no útero, que se teria estendido a pulmões e depois aos ossos”.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Cada vez menos podemos confiar seja em quem for e por via disso a solidariedade estará também ela cada vez mais afastada de quem necessita de verdade, para prémio esta deveria ser compensada com a mentira com que burlou os outros!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.