Algarvia suspeita de fingir cancro amealhou milhares de euros em donativos

Laura Taylor / Flickr

Daniela Costa convenceu a família de que sofria de cancro no útero, que se teria estendido aos pulmões e ossos

Uma mulher de 32 anos, que vive em Albufeira, no Algarve, terá fingido um cancro, amealhando milhares de euros em donativos. Daniela Costa chegou a rapar o cabelo, para confirmar a alegada doença, mas sofrerá, afinal, de um distúrbio mental.

Segundo o JN, Daniela Costa, mãe de três filhos residente em Albufeira, terá simulado sofrer de um cancro, durante os últimos três anos, recebendo milhares de euros em donativos. A mulher, de 32 anos, rapou o cabelo e tirou fotografias em hospitais e no Instituto Português de Oncologia para confirmar que sofria da doença.

No decurso do esquema, foram realizados vários espectáculos solidários e leilões, além de peditórios, para recolha de verbas para a ajudarem a combater uma doença de que afinal Daniela Costanunca padeceu.

A situação, conta o JN, “gerou uma onda de revolta em Albufeira”, onde o assunto é o tema central de todas as conversas.

A fraude foi descoberta esta segunda-feira “por um médico da Fundação Champalimaud, em Lisboa, que estranhou o comportamento da mulher e alertou a polícia, que a levou para o Hospital São Francisco Xavier”.

Na referida unidade hospitalar, foi diagnosticada com Síndrome de Münchhausen, “um transtorno fictício, em que as pessoas fingem ou causam a si mesmo doenças ou traumas psicológicos”, acrescenta o jornal.

Entretanto, as pessoas que a ajudaram em Albufeira estão indignadas com a situação. “Toda a gente que a ajudou agora está em choque. As pessoas nem acreditam que isto aconteceu”, relata uma moradora de Albufeira.

“Houve quem tivesse promovido jantares, angariações de fundos, concertos e festas. Havia ‘latinhas’ para recolher apoio para a Daniela em lojas e estabelecimentos de restauração. Cheguei a promover peditórios para a ajudar. Por fim, ela já só queria dinheiro e vales”, conta por sua vez uma moradora ao CM.

Daniela Costa, mãe de três filhos com 14, 8 e 7 anos, terá convencido a própria família de que sofria de um “cancro no útero, que se teria estendido a pulmões e depois aos ossos”.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cada vez menos podemos confiar seja em quem for e por via disso a solidariedade estará também ela cada vez mais afastada de quem necessita de verdade, para prémio esta deveria ser compensada com a mentira com que burlou os outros!.

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …