Algarvia suspeita de fingir cancro amealhou milhares de euros em donativos

Laura Taylor / Flickr

Daniela Costa convenceu a família de que sofria de cancro no útero, que se teria estendido aos pulmões e ossos

Uma mulher de 32 anos, que vive em Albufeira, no Algarve, terá fingido um cancro, amealhando milhares de euros em donativos. Daniela Costa chegou a rapar o cabelo, para confirmar a alegada doença, mas sofrerá, afinal, de um distúrbio mental.

Segundo o JN, Daniela Costa, mãe de três filhos residente em Albufeira, terá simulado sofrer de um cancro, durante os últimos três anos, recebendo milhares de euros em donativos. A mulher, de 32 anos, rapou o cabelo e tirou fotografias em hospitais e no Instituto Português de Oncologia para confirmar que sofria da doença.

No decurso do esquema, foram realizados vários espectáculos solidários e leilões, além de peditórios, para recolha de verbas para a ajudarem a combater uma doença de que afinal Daniela Costanunca padeceu.

A situação, conta o JN, “gerou uma onda de revolta em Albufeira”, onde o assunto é o tema central de todas as conversas.

A fraude foi descoberta esta segunda-feira “por um médico da Fundação Champalimaud, em Lisboa, que estranhou o comportamento da mulher e alertou a polícia, que a levou para o Hospital São Francisco Xavier”.

Na referida unidade hospitalar, foi diagnosticada com Síndrome de Münchhausen, “um transtorno fictício, em que as pessoas fingem ou causam a si mesmo doenças ou traumas psicológicos”, acrescenta o jornal.

Entretanto, as pessoas que a ajudaram em Albufeira estão indignadas com a situação. “Toda a gente que a ajudou agora está em choque. As pessoas nem acreditam que isto aconteceu”, relata uma moradora de Albufeira.

“Houve quem tivesse promovido jantares, angariações de fundos, concertos e festas. Havia ‘latinhas’ para recolher apoio para a Daniela em lojas e estabelecimentos de restauração. Cheguei a promover peditórios para a ajudar. Por fim, ela já só queria dinheiro e vales”, conta por sua vez uma moradora ao CM.

Daniela Costa, mãe de três filhos com 14, 8 e 7 anos, terá convencido a própria família de que sofria de um “cancro no útero, que se teria estendido a pulmões e depois aos ossos”.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cada vez menos podemos confiar seja em quem for e por via disso a solidariedade estará também ela cada vez mais afastada de quem necessita de verdade, para prémio esta deveria ser compensada com a mentira com que burlou os outros!.

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …