Alfama venceu Marchas de Lisboa, Marvila contesta resultados

p_v a l d i v i e s o / Flickr

-

O bairro de Alfama foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e animação culturais.

O segundo lugar foi atribuído à Marcha de Alcântara e o terceiro à do Bairro Alto.

No Desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade participaram 22 Marchas, das quais 20 entraram em competição, bem como alguns grupos convidados. Este foi o ano da 82ª edição das Marchas Populares de Lisboa, com a temática “Peregrinação“, numa alusão aos 400 anos da obra de Fernão Mendes Pinto, que se aventurou numa viagem marítima ao Oriente.

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no MEO Arena, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, Alcântara foi o bairro melhor classificado na coreografia e figurino, Alfama na cenografia, enquanto Alfama e Castelo e Graça (ex-aequo) conquistaram o título de melhor letra e Marvila o de melhor musicalidade.

A melhor composição original foi de Marvila, com “Das Quintas Partem Cavalos”, e o melhor desfile da Avenida foi o de Alfama.

Marvila descontente protesta na Avenida da Liberdade

Elementos da marcha de Marvila vão hoje de manhã protestar na Avenida da Liberdade contra a classificação atribuída pelo júri, que os colocou em 12ºlugar, revelou à Lusa o representante da marcha, Marco Silva.

Marco Silva considerou que “não há qualquer justificação lógica” para a marcha de Marvila ter ficado em 12º lugar, adiantando que os marchantes não conseguem compreender os motivos de tal classificação.

“Quando saímos do pavilhão [MEO Arena], todos, inclusive elementos de outras marchas, achámos que era para o primeiro ou segundo lugar”, afirmou, adiantando que os 50 elementos que compõem a marcha de Marvila estavam pelas 8h desta manhã a juntar-se para partir em protesto para a Avenida da Liberdade.

De acordo com o representante de Marvila, será apresentado um protesto por escrito ao júri das marchas ainda hoje.

“Primeiro nem aparecemos na tabela da classificação, depois parece que havia um erro e fizeram uma atualização e depois percebemos que tínhamos ficado em 12º lugar”, contestou.

A agência Lusa tentou obter um comentário de algum elemento do júri, mas até ao momento não foi possível.

Confira a lista completa do 1º ao 20º classificado das Marchas de Lisboa:

1.º Alfama – 246 pontos

2.º Alcântara – 238 pontos

3.º Bairro Alto – 226 pontos

4.º Alto do Pina – 218 pontos

5.º Bica – 212 pontos

6.º Madragoa – 206 pontos

7.º Carnide – 201 pontos

8.º Ajuda, Graça, Lumiar e Mouraria – 200 pontos

12.º Marvila m- 199 pontos

13.º Campolide – 198 pontos

14.º Beato – 194 pontos

15.º Castelo – 192 pontos

16.º S. Vicente – 188 pontos

17.º Santa Engrácia – 185 pontos

18.º Benfica – 182 pontos

19.º Bela Flor – 166 pontos

20.º Belém – 162 pontos

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …