Alfabeto grego “nunca mais será utilizado” para batizar furacões

Gerben Van Es / Dutch Department Defense / EPA

A Organização Meteorológica das Nações Unidas (OMM) anunciou esta semana, numa publicação na sua conta na rede social Twitter, que o alfabeto grego “nunca mais será utilizado” para batizar furacões.

“O alfabeto grego nunca mais será utilizado porque causava distração e confusão”, pode ler-se na publicação, datada da passada quinta-feira.

Na mesma publicação no Twitter, a OMM revela ainda que mais nenhum furacão se chamará Dorian, laura, Eta ou Iota, justificando a decisão com o “rastro de morte” que estes eventos meteorológicos deixaram.

https://twitter.com/WMO/status/1372254010875514888

Estes nomes serão assim retirados da lista de possíveis designações de tempestades no atlântico norte, precisa a TSF, dando conta que esta lista existe desde 1953.

No total, e desde 1953, já foram retirados 93 nomes.

As listas de nomes para ciclone tropicais do Atlântico, organizadas por ordem alfabética, repetem-se a cada seis anos. Cada lista possui 21 nomes que, quando são retirados, são substituídos por outros nomes como a mesma letra, explica o portal The Verge.

Agora, o furacão Dorian passará a ser Dexter e o furacão Laura passará a a ser Lia.

Quando o número deste fenómenos meteorológicos ultrapassava os 21 numa só temporada, ditavam as regras que as que as letras do alfabeto grego fossem usadas nas tempestades seguintes: alpha, betta, gamma, delta, epsilon, zeta, eta, theta, iota, kappa, lambda, mu, nu, xi, omikron, pi, rho, sigma, tau, upsilon, phi, chi, psi e omega.

É extremamente raro que ocorram mais de 21 furações numa mesma temporada. Aliás, só aconteceu em 2005, ano de várias tempestades históricas como Katrina, Rita e Wilma, no ano passado, em 2020 – a temporada mais ativa desde que há registo.

A partir de agora, o alfabeto grego não será mais utilizado, uma vez que a OMM considerou que, para além de os nomes serem confusos, podem gerar problemas quando traduzidos para outras línguas com letras que têm uma entoação semelhante. Além disso, a organização considera ainda que estas letras causavam falhas na comunicação.

Por isso, as letras gregas vão agora ser substituídas por uma lista suplementar de nomes também baseada no alfabeto inglês moderno, excluindo o Q, U, X, Y e Z, uma vez que os nomes que começam por estas letras “não são comuns o suficiente ou facilmente compreendidos no idiomas locais para serem inseridos nas listas rotativas”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …