A temporada de furacões no Atlântico pode precisar de um novo alfabeto. Não há nomes para todos

NASA

Este ano, a temporada de furações no oceano Atlântico está a quebrar recordes. Tantos que os metrologistas podem precisar de usar um novo alfabeto para dar nomes às tempestades.

Os nomes dados às tempestades tropicais que se formam no Atlântico são determinados pela Organização Meteorológica Mundial, que tem uma lista pronta para cada ano. Em todas as temporadas, a primeira tempestade recebe um nome começado pela letra A, a segunda com a letra B e por aí em diante.

O padrão continua até que as 21 letras do alfabeto tenham sido usadas. As letras Q, U, X, Y e Z ficam de fora devido à falta de nomes que comecem com essas letras.



Este ano, a temporada de furacões está a quebrar recordes com o número de tempestades a formar-se a ser mais alto do que o normal para a altura do ano.

Até agora, houve 17 tempestades formadas no Atlântico e a mais recente chama-se “Rene”, tendo-se formado na segunda-feira.

A tempestade anterior chamava-se “Paulette”. De acordo com o Philip Klotzbach, da Colorado State University, o recorde atual para a 16ª tempestade denominada do Atlântico foi Philippe em 17 de setembro de 2005, segundo a ABC11.

Agora restam apenas quatro letras na lista de tempestades de 2020: Sally, Teddy, Vicky e Wilfred. Por isso pode ser necessário usar um novo alfabeto.

De acordo com a Newsweek, quando o número de furacões passa os 21 numa só temporada, o protocola dita que as letras do alfabeto grego sejam usadas nas tempestades seguintes: alpha, betta, gamma, delta, epsilon, zeta, eta, theta, iota, kappa, lambda, mu, nu, xi, omikron, pi, rho, sigma, tau, upsilon, phi, chi, psi e omega.

Ultrapassar os 21 furacões numa só temporada é extremamente raro. Aliás, só aconteceu uma vez: em 2005. Nesse ano recorde, vimos várias tempestades históricas, incluindo Katrina, Rita e Wilma, e foram usados seis nomes no alfabeto grego com a última tempestade chamada Zeta.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A sério? Não há nomes com a letra Z? Que tal Zacarias, Zeferino, Zaqueu, Zélia…, com Y que tal Yuri, com um X que tal Xanana, e com um Q na falta de melhor poderia ser Quim!! Mas se a ideia é ensinar o alfabeto grego, então tudo bem!

RESPONDER

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …