Alertas de sismos, atentados ou incêndios vão chegar por SMS

Está a ser preparado um sistema de aviso às populações em caso de catástrofe com o objetivo de prestar informação sobre as medidas de autoproteção a adotar.

O sistema de aviso está a ser preparado e permite enviar avisos à população em risco, que pode vir a ser afetada por um acidente grave ou uma catástrofe.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, que explica que os avisos à população serão emitidos em mensagens escritas que irão conter pormenores sobre determinado evento, numa determinada área geográfica.

O sistema abrangerá não só incêndios, como também acidentes graves em estabelecimentos industriais, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, tsunamis, emergências radiológicas ou atentados terroristas.

O modelo está a ser desenvolvido por um consórcio formado pelo Ministério da Administração Interna, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), operadores de telemóveis, rádios e televisões. A articulação do projeto começou esta sexta-feira.

De acordo com a Renascença, o sistema deverá ficar operacional já a partir de junho. Esta é uma das etapas da estratégia nacional para uma proteção civil preventiva, aprovada pelo Governo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, para quem dizia que perante fenómenos da natureza não se podia fazer nada, parece que finalmente começa a abrir os olhos e ver a realidade… para alguns já será tarde de mais…mas se o sistema for bem pensado certamente poderá ser muito útil para os outros, no caso de haver mais das tais tragédias “inevitáveis”.

RESPONDER

Jesuítas vão criar fundação para compensar descendentes de escravos

Os jesuítas, ordem de padres católicos que se serviram de trabalho escravo durante mais de um século, vão reunir cem milhões de dólares (mais de 83 milhões de euros) como expiação pela sua participação na …

Governo do Cambodja acusado de usar covid-19 para estabelecer uma "ditadura totalitária"

Uma nova lei estabelecida no Cambodja define que quem violar as regras para controle da pandemia de covid-19 pode apanhar até 20 anos de prisão, medida que coloca o país "em direção a uma ditadura …

Rússia vai abandonar a Estação Espacial Internacional em 2025

Decisão foi aprovada em 12 de abril durante uma reunião do Presidente russo Vladimir Putin com líderes da indústria espacial do país. A Rússia vai informar os seus parceiros internacionais que vai abandonar o projeto da …

Verdes alemães vão candidatar-se pela primeira vez ao cargo de chanceler

Os Verdes alemães anunciaram, esta segunda-feira, Annalena Baerbock como candidata a chanceler nas próximas eleições gerais de setembro. A formação política ecologista alemã, segunda nas intenções de voto depois dos conservadores, anunciou que foi uma decisão …

Alexei Navalny foi transferido para um hospital prisional

Os serviços prisionais russos decidiram, esta segunda-feira, transferir para um hospital prisional o opositor russo, em greve de fome há cerca de três semanas, apesar de julgarem que o seu estado de saúde é "satisfatório". "Uma …

Depois da "bomba" da Superliga, UEFA anuncia alterações na Champions

A UEFA anunciou, esta segunda-feira, alterações nas competições europeias a partir de 2024, com a Liga dos Campeões a passar de 32 para 36 equipas, num modelo sem fase de grupos, passando para uma liga …

Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021. Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se …

Bruxelas admite atingir mais cedo meta de 70% dos adultos vacinados

A Comissão Europeia espera atingir antes do objetivo oficial de final do verão a meta de 70% dos adultos da União Europeia (UE) vacinados contra a covid-19, dada a "aceleração do ritmo de entregas". "Existe apenas …

Fisco volta a pedir pagamento de IVA nos ginásios

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) avançou com um pedido de revisão de casos que tem vindo a perder contra os ginásios na arbitragem tributária por causa da cobrança do IVA das consultas de nutrição. De …

Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla …