/

Alertas de sismos, atentados ou incêndios vão chegar por SMS

1

Está a ser preparado um sistema de aviso às populações em caso de catástrofe com o objetivo de prestar informação sobre as medidas de autoproteção a adotar.

O sistema de aviso está a ser preparado e permite enviar avisos à população em risco, que pode vir a ser afetada por um acidente grave ou uma catástrofe.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, que explica que os avisos à população serão emitidos em mensagens escritas que irão conter pormenores sobre determinado evento, numa determinada área geográfica.

O sistema abrangerá não só incêndios, como também acidentes graves em estabelecimentos industriais, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, tsunamis, emergências radiológicas ou atentados terroristas.

O modelo está a ser desenvolvido por um consórcio formado pelo Ministério da Administração Interna, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), operadores de telemóveis, rádios e televisões. A articulação do projeto começou esta sexta-feira.

De acordo com a Renascença, o sistema deverá ficar operacional já a partir de junho. Esta é uma das etapas da estratégia nacional para uma proteção civil preventiva, aprovada pelo Governo.

ZAP //

1 Comment

  1. Pois, para quem dizia que perante fenómenos da natureza não se podia fazer nada, parece que finalmente começa a abrir os olhos e ver a realidade… para alguns já será tarde de mais…mas se o sistema for bem pensado certamente poderá ser muito útil para os outros, no caso de haver mais das tais tragédias “inevitáveis”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.