Se é alérgico a amendoim, saiba que há uma luz ao fundo do túnel

A esperança é a última a morrer para as pessoas que são alérgicas a amendoins. Um estudo recente constatou que os participantes normalmente incapazes de tolerar a exposição a um décimo de um único amendoim poderiam eventualmente lidar com dois amendoins inteiros.

O estudo contou com a participação de 500 crianças e jovens alérgicos a amendoim, provenientes dos Estados Unidos e da Europa. Os voluntários, com idades compreendidas entre os 4 e os 17 anos, não conseguiam tolerar a exposição a um décimo de um amendoim nas refeições. No entanto, depois de tomar doses milimétricas durante um ano, dois terços dos participantes passaram a tolerar pelo menos dois amendoins inteiros.

Segundo a BBC, durante o estudo, os participantes foram divididos em grupos que recebiam cápsulas com proteína de amendoim ou placebo. A quantidade foi gradualmente aumentada de modo a causar tolerância.

Emily Pratt, uma participante de seis anos, disse à BBC que o tratamento fez uma grande diferença. “Eu não podia comer bolos de aniversário, agora posso.”

A mãe de Emily, Sophie Pratt, revelou que a alergia da filha era uma causa constante de stress para a família. “Ficamos muito chocados quando nos apercebemos de que há traços de amendoins e castanhas em todo o tipo de comida, principalmente as que são muito consumidas durante a infância – gelados, bolos e bolachas.”

George du Toit, autor do estudo, disse que os resultados são muito promissores e sugeriu que, com o este tipo de tratamento, será possível proteger crianças e adultos alérgicos a amendoim de uma eventual exposição acidental.

“A alergia ao amendoim é extremamente difícil de lidar. Tanto as crianças como as suas famílias precisam de seguir uma dieta estritamente livre de qualquer traço de amendoim”, afirma Toit. “As famílias vivem constantemente com medo de exposição acidental, porque as reações alérgicas podem ser muitos severas e até levar à morte.”

O estudo, publicado recentemente na The New England Journal of Medicine, adianta que aumentando gradualmente os níveis de tolerância, os alérgicos poderiam se proteger da exposição acidental. Desta forma, os especialistas acreditam que o tratamento de imunoterapia, já usado para tratar alergias a pólen e picadas de abelhas, pode proteger as pessoas de reações que ameaçam a vida.

A alergia ao amendoim, uma condição potencialmente fatal, duplicou nas duas últimas décadas e afeta cerca de 1 em cada 50 crianças no Reino Unido. A alergia raramente é superada e é a causa mais comum de mortes por alergia alimentar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …