Se é alérgico a amendoim, saiba que há uma luz ao fundo do túnel

A esperança é a última a morrer para as pessoas que são alérgicas a amendoins. Um estudo recente constatou que os participantes normalmente incapazes de tolerar a exposição a um décimo de um único amendoim poderiam eventualmente lidar com dois amendoins inteiros.

O estudo contou com a participação de 500 crianças e jovens alérgicos a amendoim, provenientes dos Estados Unidos e da Europa. Os voluntários, com idades compreendidas entre os 4 e os 17 anos, não conseguiam tolerar a exposição a um décimo de um amendoim nas refeições. No entanto, depois de tomar doses milimétricas durante um ano, dois terços dos participantes passaram a tolerar pelo menos dois amendoins inteiros.

Segundo a BBC, durante o estudo, os participantes foram divididos em grupos que recebiam cápsulas com proteína de amendoim ou placebo. A quantidade foi gradualmente aumentada de modo a causar tolerância.

Emily Pratt, uma participante de seis anos, disse à BBC que o tratamento fez uma grande diferença. “Eu não podia comer bolos de aniversário, agora posso.”

A mãe de Emily, Sophie Pratt, revelou que a alergia da filha era uma causa constante de stress para a família. “Ficamos muito chocados quando nos apercebemos de que há traços de amendoins e castanhas em todo o tipo de comida, principalmente as que são muito consumidas durante a infância – gelados, bolos e bolachas.”

George du Toit, autor do estudo, disse que os resultados são muito promissores e sugeriu que, com o este tipo de tratamento, será possível proteger crianças e adultos alérgicos a amendoim de uma eventual exposição acidental.

“A alergia ao amendoim é extremamente difícil de lidar. Tanto as crianças como as suas famílias precisam de seguir uma dieta estritamente livre de qualquer traço de amendoim”, afirma Toit. “As famílias vivem constantemente com medo de exposição acidental, porque as reações alérgicas podem ser muitos severas e até levar à morte.”

O estudo, publicado recentemente na The New England Journal of Medicine, adianta que aumentando gradualmente os níveis de tolerância, os alérgicos poderiam se proteger da exposição acidental. Desta forma, os especialistas acreditam que o tratamento de imunoterapia, já usado para tratar alergias a pólen e picadas de abelhas, pode proteger as pessoas de reações que ameaçam a vida.

A alergia ao amendoim, uma condição potencialmente fatal, duplicou nas duas últimas décadas e afeta cerca de 1 em cada 50 crianças no Reino Unido. A alergia raramente é superada e é a causa mais comum de mortes por alergia alimentar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …