Aleppo já não tem hospitais após novos ataques na Síria

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Bombardeamento em Aleppo, Síria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a informação de que os recendentes bombardeamentos destruíram o último hospital que ainda funcionava na cidade síria de Aleppo, deixando a população sem qualquer assistência médica.

De acordo com a representante oficial da OMS na Síria, Elizabeth Hoff, todas as organizações não governamentais que atuam na região “confirmaram que todos os hospitais estão fora de serviço”.

A ONG Médicos Sem Fronteiras, que atendia tanto em estruturas já existentes como em postos móveis, acusou as forças governamentais da Síria e da Rússia pelos ataques e informou que os danos causados pelos bombardeamentos de “são enormes”.

“Precisaram de interromper as atividades. O hospital pediátrico foi atacado pela segunda vez, três andares ficaram destruídos e agora já não está mais em operação. Com poucos médicos a permanecer e os suprimentos que não podem entrar, o sistema sanitário está de joelhos e não sabemos se poderá voltar a funcionar”, disse a ONG, numa nota.

Foram feitas acusações de que Moscovo estaria por trás dos hospitais bombardeados na cidade síria, mas a Rússia garante que a aviação russa não conduz ataques em Aleppo há 28 dias.

SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ZAP, se quer manter uma ideia de alternativa à porcaria dos outlets minstream, devia evitar a publicação destas tretas. Creio que já toda a gente com pelo menos 2 dedos de testa percebeu que a cessante administração americana está a ficar incomodada com a ideia de vir a ser julgada pelos crimes de guerra que tem cometido e anda a tentar atirar areia para os olhos com os seus “capacetes brancos” que são repórteres durante o dia e terroristas durante a noite.

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …