Alemanha suspende investigação do assassinato de família de Einstein por comando das SS

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

A Procuradoria de Frankenthal, no oeste da Alemanha, suspendeu a investigação aberta à morte de vários familiares do Prémio Nobel de Física Albert Einstein, assassinados por um comando nazi há quase 70 anos.

A procuradoria informou que, depois de profundas investigações, foi colocada de parte a possibilidade de acusar os soldados da unidade especial que alegadamente participou nos factos, e que ainda se encontrem vivos, pelos assassínios realizados. Tanto o comandante da unidade, como outros presumíveis envolvidos nos assassínios, já morreram.

Os factos ocorreram a 03 de agosto de 1944 em Rignano sull’Arno, localidade italiana da província de Florença, onde se tinham refugiado Robert Einstein, primo de Albert Einstein, e a sua família.

Robert era procurado pela sua origem judia e, consciente disso, tinha-se escondido nas proximidades da casa, quando um batalhão de tropas nazis estacionado na região irrompeu na habitação.

Os soldados alemães encontraram a sua esposa e filhas, de 18 e 27 anos, e fuzilaram-nas depois de as acusarem de espionagem. O primo de Albert Einstein suicidou-se no ano seguinte.

A Procuradoria alemã começou a investigar o caso em 2007, depois de a Comissão Central de Investigação dos Crimes do Nacional-Socialismo, uma organização criada em 1958, ter reunido novas provas do homicídio.

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921, abandonou a Alemanha depois da ascensão ao poder de Hitler, nos anos 30, aceitando o convite do Instituto de estudos Avançados, da Universidade de Princeton, para ir viver nos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ALbert Einstein mudou-se para a América depois de se divorciar (abandonar) a sua mulher Servia e o filho de ambos, deficiente profundo, por pressão da sua mãe judia que pressionou este abandono para que o filho casasse com uma americana judia muito rica. Daí a sua mudança para a América.
    A sua prolixa actividade científica enquanto casado com a primeira mulher cessou, repentinamente, quando a abandonou e se mudou para aquele continente, onde, consta, nada fez de notável.
    Daqui se influi que os trabalhos científicos publicados em artigos e assinados por si e pela servia, não eram mais do que produção da mulher e não seus. À parte imensos trabalhos dela que ele assinava sozinho como sendo seus.
    Inclusivé a “Teoria da Relatividade”.

    • Immanuel ,
      São uns malandros estes judeus.
      Sempre a aproveitarem-se dos outros. Só assim é que se compreende haverem tantos Prémios Nobel judeus…

RESPONDER

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …