Alemanha suspende investigação do assassinato de família de Einstein por comando das SS

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

A Procuradoria de Frankenthal, no oeste da Alemanha, suspendeu a investigação aberta à morte de vários familiares do Prémio Nobel de Física Albert Einstein, assassinados por um comando nazi há quase 70 anos.

A procuradoria informou que, depois de profundas investigações, foi colocada de parte a possibilidade de acusar os soldados da unidade especial que alegadamente participou nos factos, e que ainda se encontrem vivos, pelos assassínios realizados. Tanto o comandante da unidade, como outros presumíveis envolvidos nos assassínios, já morreram.

Os factos ocorreram a 03 de agosto de 1944 em Rignano sull’Arno, localidade italiana da província de Florença, onde se tinham refugiado Robert Einstein, primo de Albert Einstein, e a sua família.

Robert era procurado pela sua origem judia e, consciente disso, tinha-se escondido nas proximidades da casa, quando um batalhão de tropas nazis estacionado na região irrompeu na habitação.

Os soldados alemães encontraram a sua esposa e filhas, de 18 e 27 anos, e fuzilaram-nas depois de as acusarem de espionagem. O primo de Albert Einstein suicidou-se no ano seguinte.

A Procuradoria alemã começou a investigar o caso em 2007, depois de a Comissão Central de Investigação dos Crimes do Nacional-Socialismo, uma organização criada em 1958, ter reunido novas provas do homicídio.

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921, abandonou a Alemanha depois da ascensão ao poder de Hitler, nos anos 30, aceitando o convite do Instituto de estudos Avançados, da Universidade de Princeton, para ir viver nos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ALbert Einstein mudou-se para a América depois de se divorciar (abandonar) a sua mulher Servia e o filho de ambos, deficiente profundo, por pressão da sua mãe judia que pressionou este abandono para que o filho casasse com uma americana judia muito rica. Daí a sua mudança para a América.
    A sua prolixa actividade científica enquanto casado com a primeira mulher cessou, repentinamente, quando a abandonou e se mudou para aquele continente, onde, consta, nada fez de notável.
    Daqui se influi que os trabalhos científicos publicados em artigos e assinados por si e pela servia, não eram mais do que produção da mulher e não seus. À parte imensos trabalhos dela que ele assinava sozinho como sendo seus.
    Inclusivé a “Teoria da Relatividade”.

    • Immanuel ,
      São uns malandros estes judeus.
      Sempre a aproveitarem-se dos outros. Só assim é que se compreende haverem tantos Prémios Nobel judeus…

RESPONDER

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …