Alemanha suspende investigação do assassinato de família de Einstein por comando das SS

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

A Procuradoria de Frankenthal, no oeste da Alemanha, suspendeu a investigação aberta à morte de vários familiares do Prémio Nobel de Física Albert Einstein, assassinados por um comando nazi há quase 70 anos.

A procuradoria informou que, depois de profundas investigações, foi colocada de parte a possibilidade de acusar os soldados da unidade especial que alegadamente participou nos factos, e que ainda se encontrem vivos, pelos assassínios realizados. Tanto o comandante da unidade, como outros presumíveis envolvidos nos assassínios, já morreram.

Os factos ocorreram a 03 de agosto de 1944 em Rignano sull’Arno, localidade italiana da província de Florença, onde se tinham refugiado Robert Einstein, primo de Albert Einstein, e a sua família.

Robert era procurado pela sua origem judia e, consciente disso, tinha-se escondido nas proximidades da casa, quando um batalhão de tropas nazis estacionado na região irrompeu na habitação.

Os soldados alemães encontraram a sua esposa e filhas, de 18 e 27 anos, e fuzilaram-nas depois de as acusarem de espionagem. O primo de Albert Einstein suicidou-se no ano seguinte.

A Procuradoria alemã começou a investigar o caso em 2007, depois de a Comissão Central de Investigação dos Crimes do Nacional-Socialismo, uma organização criada em 1958, ter reunido novas provas do homicídio.

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921, abandonou a Alemanha depois da ascensão ao poder de Hitler, nos anos 30, aceitando o convite do Instituto de estudos Avançados, da Universidade de Princeton, para ir viver nos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ALbert Einstein mudou-se para a América depois de se divorciar (abandonar) a sua mulher Servia e o filho de ambos, deficiente profundo, por pressão da sua mãe judia que pressionou este abandono para que o filho casasse com uma americana judia muito rica. Daí a sua mudança para a América.
    A sua prolixa actividade científica enquanto casado com a primeira mulher cessou, repentinamente, quando a abandonou e se mudou para aquele continente, onde, consta, nada fez de notável.
    Daqui se influi que os trabalhos científicos publicados em artigos e assinados por si e pela servia, não eram mais do que produção da mulher e não seus. À parte imensos trabalhos dela que ele assinava sozinho como sendo seus.
    Inclusivé a “Teoria da Relatividade”.

    • Immanuel ,
      São uns malandros estes judeus.
      Sempre a aproveitarem-se dos outros. Só assim é que se compreende haverem tantos Prémios Nobel judeus…

RESPONDER

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …