//

Alemanha rejeita proposta da Grécia

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

A Comissão Europeia considera o pedido de extensão do financiamento dos seus parceiros europeus um ponto de partida para um “compromisso razoável”, mas o Ministério das Finanças alemão rejeita a proposta grega considerando que a mesma não representa “uma solução substancial” e “não cumpre os critérios estabelecidos” pela zona euro.

“A carta proveniente de Atenas não é uma proposta substancial para uma solução“, disse o porta-voz do ministério alemão, Martin Jäger, num breve comunicado.

“A carta não cumpre os critérios estabelecidos segunda-feira pelo Eurogrupo”, adiantou, numa altura em que Atenas se vai reunir com os ministros das Finanças da zona do euro para propor uma extensão do apoio financeiro de seis meses aos seus parceiros.

Por outro lado, a Comissão Europeia considerou que o pedido de extensão da ajuda financeira enviado esta quinta-feira pela Grécia é uma base para um compromisso em sede do Eurogrupo de sexta-feira, disse um porta-voz do executivo comunitário.

O pedido – uma carta com “duas páginas” – de Atenas “abre a possibilidade de um compromisso razoável”, sublinhou, no briefing diário da Comissão Europeia, o porta-voz Margaritis Schinas.

“Confirmo que a carta hoje enviada aos presidentes do Eurogrupo [Joeren Dijsselbloem] e da Comissão Europeia [Jean-Claude Juncker] pede um Programa de Assistência Económica e Financeira (Master Financial Assistance Facility Agreement, em inglês)”, adiantou Schinas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.