/

Alemanha impediu atentado com uma “bomba biológica”

2

High Bridge / Sony Pictures

Personagem de “Breaking Bad” com uma cápsula de rícina

A polícia judiciária alemã anunciou que a detenção, na semana passada, em Colónia, de um tunisino impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6.000 vezes mais poderoso que o cianeto.

“Houve, neste caso, preparativos concretos para cometer um tal acto, com uma espécie de bomba biológica, algo sem precedentes na Alemanha”, declarou o chefe da polícia judiciária alemã, Holger Munch, à rádio pública do país.

Holger Munch indicou que o suspeito tinha começado a produzir ricina e que os investigadores dispõem de elementos que apontam para ligações ao grupo terrorista Estado Islâmico.

As buscas mostraram que o suspeito já tinha produzido ricina, o veneno de origem vegetal mais poderoso que se conhece, disse o chefe da polícia. Trata-se de uma substância mortal em caso de ingestão ou inalação e contra a qual não existe antídoto.

“Encontrámos um grande número de sementes de ricina, permitindo produzir” o veneno, “assim como diversos utensílios necessários à fabricação de um explosivo”, adiantou Munch.

O objectivo visado pelo atentado ainda não foi determinado, tal como eventuais cumplicidades de que o suspeito poderá ter beneficiado. O homem de 29 anos, identificado como Seif Allah H., tinha sido assinalado há “alguns meses” e era vigiado, tendo sido detido por forças de elite da polícia alemã.

O chefe da polícia nacional indicou que a detenção foi possível graças à colaboração de “serviços de segurança nacionais e internacionais”. Segundo os media locais, foi a CIA que alertou primeiro a polícia alemã, após ter notado as compras na Internet das substâncias para o fabrico da bomba.

Esta é a primeira vez que as autoridades assumem claramente que estava a ser preparado um atentado com uma bomba de ricina. Na semana passada, na altura da detenção, a justiça falou de suspeitas, indicando não possuir elementos suficientes para dizer se o suspeito ia ou não passar à acção.

Em Maio passado, as autoridades francesas anunciaram também ter impedido um atentado em Paris com explosivos ou com ricina, tendo detido um egípcio de 20 anos.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Xiça ricina pior que o cianeto produzido pelo daesh cuidado gente por este andar ao inalar ou tomar algo. Desconfie pois por ingestao tambem e terrivel mammia por este andar onde vamos parar quem nos protege??? S0 a fonte divina so deusjesus so a força do alem todos as deuses e deusas anjos etcetciiiiiiiiiiiiiiiiii caramba socorro ja nem o 605 servezzzzzzzzzzzzzzzzzz
    a g p

  2. O ex-director da CIA atentou criminosamente contra um Presidente democrata e constitucionalmente eleito. Só um desesperado que sabia que o pântano de corrupção OBMA-CLINTON seria denunciado e justiçado poderia ter a pretensão saloia se se sobrepor à vontade soberana do eleitorado americano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.