Alemanha impediu atentado com uma “bomba biológica”

High Bridge / Sony Pictures

Personagem de “Breaking Bad” com uma cápsula de rícina

A polícia judiciária alemã anunciou que a detenção, na semana passada, em Colónia, de um tunisino impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6.000 vezes mais poderoso que o cianeto.

“Houve, neste caso, preparativos concretos para cometer um tal acto, com uma espécie de bomba biológica, algo sem precedentes na Alemanha”, declarou o chefe da polícia judiciária alemã, Holger Munch, à rádio pública do país.

Holger Munch indicou que o suspeito tinha começado a produzir ricina e que os investigadores dispõem de elementos que apontam para ligações ao grupo terrorista Estado Islâmico.

As buscas mostraram que o suspeito já tinha produzido ricina, o veneno de origem vegetal mais poderoso que se conhece, disse o chefe da polícia. Trata-se de uma substância mortal em caso de ingestão ou inalação e contra a qual não existe antídoto.

“Encontrámos um grande número de sementes de ricina, permitindo produzir” o veneno, “assim como diversos utensílios necessários à fabricação de um explosivo”, adiantou Munch.

O objectivo visado pelo atentado ainda não foi determinado, tal como eventuais cumplicidades de que o suspeito poderá ter beneficiado. O homem de 29 anos, identificado como Seif Allah H., tinha sido assinalado há “alguns meses” e era vigiado, tendo sido detido por forças de elite da polícia alemã.

O chefe da polícia nacional indicou que a detenção foi possível graças à colaboração de “serviços de segurança nacionais e internacionais”. Segundo os media locais, foi a CIA que alertou primeiro a polícia alemã, após ter notado as compras na Internet das substâncias para o fabrico da bomba.

Esta é a primeira vez que as autoridades assumem claramente que estava a ser preparado um atentado com uma bomba de ricina. Na semana passada, na altura da detenção, a justiça falou de suspeitas, indicando não possuir elementos suficientes para dizer se o suspeito ia ou não passar à acção.

Em Maio passado, as autoridades francesas anunciaram também ter impedido um atentado em Paris com explosivos ou com ricina, tendo detido um egípcio de 20 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Xiça ricina pior que o cianeto produzido pelo daesh cuidado gente por este andar ao inalar ou tomar algo. Desconfie pois por ingestao tambem e terrivel mammia por este andar onde vamos parar quem nos protege??? S0 a fonte divina so deusjesus so a força do alem todos as deuses e deusas anjos etcetciiiiiiiiiiiiiiiiii caramba socorro ja nem o 605 servezzzzzzzzzzzzzzzzzz
    a g p

  2. O ex-director da CIA atentou criminosamente contra um Presidente democrata e constitucionalmente eleito. Só um desesperado que sabia que o pântano de corrupção OBMA-CLINTON seria denunciado e justiçado poderia ter a pretensão saloia se se sobrepor à vontade soberana do eleitorado americano.

RESPONDER

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Perante o agravamento da situação de pandemia a nível nacional, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …