Alemanha impediu atentado com uma “bomba biológica”

High Bridge / Sony Pictures

Personagem de “Breaking Bad” com uma cápsula de rícina

A polícia judiciária alemã anunciou que a detenção, na semana passada, em Colónia, de um tunisino impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6.000 vezes mais poderoso que o cianeto.

“Houve, neste caso, preparativos concretos para cometer um tal acto, com uma espécie de bomba biológica, algo sem precedentes na Alemanha”, declarou o chefe da polícia judiciária alemã, Holger Munch, à rádio pública do país.

Holger Munch indicou que o suspeito tinha começado a produzir ricina e que os investigadores dispõem de elementos que apontam para ligações ao grupo terrorista Estado Islâmico.

As buscas mostraram que o suspeito já tinha produzido ricina, o veneno de origem vegetal mais poderoso que se conhece, disse o chefe da polícia. Trata-se de uma substância mortal em caso de ingestão ou inalação e contra a qual não existe antídoto.

“Encontrámos um grande número de sementes de ricina, permitindo produzir” o veneno, “assim como diversos utensílios necessários à fabricação de um explosivo”, adiantou Munch.

O objectivo visado pelo atentado ainda não foi determinado, tal como eventuais cumplicidades de que o suspeito poderá ter beneficiado. O homem de 29 anos, identificado como Seif Allah H., tinha sido assinalado há “alguns meses” e era vigiado, tendo sido detido por forças de elite da polícia alemã.

O chefe da polícia nacional indicou que a detenção foi possível graças à colaboração de “serviços de segurança nacionais e internacionais”. Segundo os media locais, foi a CIA que alertou primeiro a polícia alemã, após ter notado as compras na Internet das substâncias para o fabrico da bomba.

Esta é a primeira vez que as autoridades assumem claramente que estava a ser preparado um atentado com uma bomba de ricina. Na semana passada, na altura da detenção, a justiça falou de suspeitas, indicando não possuir elementos suficientes para dizer se o suspeito ia ou não passar à acção.

Em Maio passado, as autoridades francesas anunciaram também ter impedido um atentado em Paris com explosivos ou com ricina, tendo detido um egípcio de 20 anos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Xiça ricina pior que o cianeto produzido pelo daesh cuidado gente por este andar ao inalar ou tomar algo. Desconfie pois por ingestao tambem e terrivel mammia por este andar onde vamos parar quem nos protege??? S0 a fonte divina so deusjesus so a força do alem todos as deuses e deusas anjos etcetciiiiiiiiiiiiiiiiii caramba socorro ja nem o 605 servezzzzzzzzzzzzzzzzzz
    a g p

  2. O ex-director da CIA atentou criminosamente contra um Presidente democrata e constitucionalmente eleito. Só um desesperado que sabia que o pântano de corrupção OBMA-CLINTON seria denunciado e justiçado poderia ter a pretensão saloia se se sobrepor à vontade soberana do eleitorado americano.

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …