Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Jörg Zägel / Wikimedia

Embaixada da Rússia em Berlim

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas.

Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou “com efeitos imediatos” dois diplomatas russos, acusando a Rússia de não cooperar suficientemente com a investigação do assassínio em Berlim de um georgiano, em que o principal suspeito é um russo.

Zelimkhan Khangoshvili foi morto em agosto e o principal suspeito é um cidadão com passaporte russo. No entanto, apesar de várias solicitações, Moscovo não tem “cooperado suficientemente”, acusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

Segundo a TSF, as expulsões foram anunciadas depois de o Ministério Público alemão ter chamado a si a investigação do crime, dado que primeiras conclusões apontam para que tenha sido ordenado pelo Governo da Rússia ou da república russa da Chechénia.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros declarou hoje dois funcionários da embaixada da Rússia em Berlim ‘persona non gratae’ com efeitos imediatos”, anunciou Berlim num comunicado. “Com esta medida, o governo federal reage ao facto de as autoridades russas, apesar dos pedidos repetidos, insistentes e de alto nível, não terem cooperado suficientemente no inquérito.”

A Rússia já reagiu, considerando a decisão “hostil e sem fundamento” e afirmando que tomará medidas retaliatórias.

Sobre o caso, a Rússia nunca providenciou respostas. Em vez disso, limitou-se a negar formalmente qualquer envolvimento no caso. Também esta quarta-feira, um porta-voz do Kremlin veio garantir não dispor de “nenhuma informação” sobre o assassinato.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …