Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Jörg Zägel / Wikimedia

Embaixada da Rússia em Berlim

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas.

Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou “com efeitos imediatos” dois diplomatas russos, acusando a Rússia de não cooperar suficientemente com a investigação do assassínio em Berlim de um georgiano, em que o principal suspeito é um russo.

Zelimkhan Khangoshvili foi morto em agosto e o principal suspeito é um cidadão com passaporte russo. No entanto, apesar de várias solicitações, Moscovo não tem “cooperado suficientemente”, acusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

Segundo a TSF, as expulsões foram anunciadas depois de o Ministério Público alemão ter chamado a si a investigação do crime, dado que primeiras conclusões apontam para que tenha sido ordenado pelo Governo da Rússia ou da república russa da Chechénia.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros declarou hoje dois funcionários da embaixada da Rússia em Berlim ‘persona non gratae’ com efeitos imediatos”, anunciou Berlim num comunicado. “Com esta medida, o governo federal reage ao facto de as autoridades russas, apesar dos pedidos repetidos, insistentes e de alto nível, não terem cooperado suficientemente no inquérito.”

A Rússia já reagiu, considerando a decisão “hostil e sem fundamento” e afirmando que tomará medidas retaliatórias.

Sobre o caso, a Rússia nunca providenciou respostas. Em vez disso, limitou-se a negar formalmente qualquer envolvimento no caso. Também esta quarta-feira, um porta-voz do Kremlin veio garantir não dispor de “nenhuma informação” sobre o assassinato.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.