Alemanha passa a autorizar símbolos nazis em videojogos

A Alemanha vai deixar de censurar os símbolos nazis nos videojogos. Até agora, estes símbolos eram apenas permitidos em obras de arte, como no caso dos filmes.

Anunciada esta quinta-feira, a medida surge num país onde todos os símbolos nazis são proibidos. Tendo em conta esta proibição, qualquer jogo que possuísse estes símbolos ficaria automática ente sem a classificação etária, obrigatória nos videojogos, não podendo assim ser vendido.

Era por esta razão que a versão alemã de determinados jogos substituía os símbolos nazis por outros, como aconteceu no jogo Wolfenstein II: The New Colossus. As suásticas foram substituídas por símbolos triangulares e o bigode de Hitler foi totalmente extinto.

No país, os símbolos nazis só podem ser utilizados caso sirvam propósitos artísticos ou científicos, como é o caso dos filmes. Agora, segundo a RTP, os videojogos passam a usufruir desta mesma exceção.

Elisabeth Secker, do A Entertainment Software Self-Regulation Body (USK), responsável pela classificação etária dos videojogos, afirmou que com esta mudança de interpretação da lei, “os jogos que abordam de forma crítica os assuntos internacionais podem receber uma classificação etária”.

Todavia, esta nova interpretação não significa que a lei tenha sofrido alterações. A utilização dos símbolos nazis que não sirvam propósitos artísticos ou científicos continua a ser proibida na Alemanha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Filho de José Eduardo dos Santos começa a ser julgado a 25 de setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu" é acusado de branqueamento de capitais e peculato. José Filomeno dos Santos, antigo presidente do …

Opções de Bruno Lage criticadas. "Não faz sentido estrear jovens"

Na sequência da derrota caseira com o RB Leipzig, em jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, o empresário Bruno Costa Carvalho criticou as opções do treinador benfiquista. "Não faz sentido o Lage, a quem …

Associações querem maior acesso a medicamentos inovadores para esclerose múltipla

Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença. Na carta …

Conceição sobre Nakajima: "Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo"

Na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, que acontece esta quinta-feira no Estádio do Dragão, o treinador tentou pôr um ponto final na polémica com o jogador japonês. Depois da vitória …

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …

Trudeau pediu desculpa por ter escurecido tom de pele em festa em 2001

Em 2001, Justin Trudeau escureceu o tom de pele para um baile de máscaras. Agora, o primeiro-ministro do Canadá reconhece que não o devia ter feito. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que "lamenta …