“Galinha dos ovos de ouro”. Especulação imobiliária já chegou às Aldeias do Xisto

fabian.kron / Flickr

Vila de Xisto de Talasnal

As Aldeias do Xisto, localizadas na região centro, já foram atingidas pela especulação imobiliária, revela uma reportagem do semanário Expresso.

Ao todo, a Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos distribuídos entre Castelo Branco e Coimbra, cujos territórios são essencialmente constituídos por xisto.

De acordo com o jornal, esta zona da região centro, que abriga uma série de casas e aldeias esquecidas, está também a sofrer com a especulação imobiliária que se vai sentido um pouco por todo o país. Uma casa de uma única assoalhada e a precisar de recuperação, em Martim Branco, pode atingir os 69 mil euros.

Esta aldeia, integrada na Rede das Aldeias de Xisto, pertence ao concelho de Castelo Branco, que tem já em curso uma bolsa imobiliária que tem como objetivo travar a escalada de preços e conseguir novos moradores para a região.

Mas o semanário Expresso apresenta outros casos, dando conta que a subida de preço atinge as próprias ruínas: na aldeia de Casal de Simão, “duas ruínas de pedra de xisto estão à venda por 31 mil euros”; ao lado, em Ferraria de São João, uma casa de duas assoalhadas custa 82 mil euros e em Proença-a-Nova, em Alvito da Beira, há quem peça “122 mil euros por uma casa rural em pedra de xisto”.

Na Lousã, outro exemplo elencado, há uma moradia a rondar os 300 mil euros.

“Muitos dos moradores nas Aldeias do Xisto convenceram-se de que ter um monte de ruí­nas pode ser uma galinha dos ovos de ouro e o que antes custava 300 ou 400 euros hoje pode facilmente chegar aos 20 mil, e é apenas um amontoado de pedras”, disse ao jornal Joana Pereira, empresária de turismo em Figueira, no concelho de Proença-a-Nova.

Joana Pereira dirige também a Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto (ADXTUR), que espera que o programa “permita colocar no mercado os imóveis pelo valor certo, controlando a escalada dos preços e promovendo uma efetiva reabilitação”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parece que a “estupidez”….não há outro termo, chegou ás aldeias de xisto, e os INCOMPETENTES do “desgoverno” permitem esta situação, ficando de fora população que querendo comprar para habitação própria, seja literalmente roubada.
    E isto vai chegar a um ponto em que o Português “normal”, para ter uma casa, tem de ir viver para fora.

  2. Estupidez será quando chegar também às casotas dos canídeos. E o meu cão até já pôs a dele à venda no OLX e nestas últimas semanas tem sido um corropio lá em casa com cães e cadelas a entrar e a sair a todas as horas.

RESPONDER

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …