Aldeia de Mirandela nunca vendeu tantos morangos (e é graças à pandemia)

Na “Capital do Morango”, chegou a temer-se o pior, devido à pandemia de Covid-19, mas os produtores da pequena aldeia de São Pedro Velho, em Mirandela, no distrito de Bragança, conseguiram duplicar as vendas depois de um apelo feito nas redes sociais.

Devido às medidas de contenção da pandemia, foi anulada a Feira Anual do Morango que se realiza no mês de Maio, na pequena aldeia de cerca de 180 habitantes. Este evento permitia vender “oito a dez toneladas” de morangos. Surgiram, assim, receios de graves problemas no escoamento do produto.

Mas, depois de um apelo feito pela Junta de Freguesia nas redes sociais, começaram a chover encomendas. “A partir daí os telefones nunca mais pararam de tocar“, refere à TSF o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro Velho, Carlos Pires.

“Está tudo a pedir, não temos mãos a medir“, refere à Lusa um dos produtores de morangos da região, Armindo Alves.

As encomendas chegam de todo o lado, não apenas de Portugal, mas também de países como Itália e França.

Grandes grupos de Itália e de França que nos contactaram e muitos armazenistas também mostraram interesse em comprar”, nota Carlos Pires, salientando que foi também notório “um espírito solidário por parte de milhares de portugueses” que fizeram contactos “por Messenger, por SMS, por telefone, por e-mail”. “Foi uma coisa impressionante o movimento que se criou para ajudar no escoamento do morango”, destaca o autarca.

A aldeia tem cinco produtores de morangos que têm, em média cada um, “sete a oito trabalhadores diários na apanha”, colhendo entre “500 a mil quilos todos os dias”, como refere o autarca em declarações à Lusa. Habitualmente, produzem cerca de 80 toneladas de morangos.

Neste mês, apesar de todas as dificuldades associadas à pandemia, conseguiram mais do que duplicar as encomendas. “Quando antes tinham 50 clientes, neste momento têm 100 ou 150 armazenistas com vontade de comprar morango”, frisa Carlos Pires.

Um dos armazenistas de morangos, com sede em Bragança, tinha antecipado o encerramento devido à Covid-19, mas continua, afinal, de portas abertas.

A Câmara de Mirandela tem estado a apoiar os produtores com a oferta de máscaras, álcool e luvas para os trabalhadores que participam nas colheitas. Além disso, também adquiriu cerca de 200 quilos de morangos a cada um dos cinco produtores.

Os produtores ainda não fazem entregas ao domicílio, nem vendem online. Estão a vender a intermediários e a armazenistas por toda a região de Trás-os-Montes.

“Modéstia à parte, as pessoas quando provam dizem que é o melhor morango e que nunca provaram um morango tão adocicado e tão frutado como é o morango de São Pedro Velho”, diz, com orgulho, o presidente da Junta de Freguesia.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem, boas notícias!
    Agora, p/o ano, quem já ficou cliente e se provou uma qualidade tão boa, decerto voltará!
    Temos que acreditar!!!

RESPONDER

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …

50 deputados e menos de 100 pessoas na sala. Posse de Marcelo segue modelo do 25 de Abril

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse como Presidente da República, no parlamento, no dia 9 de março, numa cerimónia em que apenas estarão presentes 50 dos 230 deputados e menos de 100 pessoas no …

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …